Avião cargueiro cai no norte da Grécia e deixa oito mortos

Aeronave transportava 11,5 toneladas de armas compradas por Bangladesh

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atenas | AFP e Reuters

Um avião de carga caiu neste sábado (16) perto da cidade de Kavala, no norte da Grécia. De acordo com o ministro da Defesa sérvio, Nebojsa Stefanovic, todos os oito tripulantes da aeronave morreram no acidente, e um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia confirmou que toda a equipe tinha origem ucraniana.

Incêndio após queda de avião próximo a Kavala, no norte da Grécia - Laskaris Tsotsas/Eurokinissi via Reuters

A aeronave era um Antonov An-12 de propriedade da empresa ucraniana Meridian LTD, que voava da Sérvia para Bangladesh, informou Stefanovic em uma entrevista coletiva com jornalistas.

Ainda segundo o ministro, o cargueiro transportava 11,5 toneladas de armas da empresa sérvia Valir, incluindo morteiros iluminantes e projéteis de treinamento, que foram compradas pelo Ministério da Defesa do país asiático.

O governo bengali confirmou ser o destinatário do carregamento de "obuses de morteiro de treinamento adquiridos na Sérvia para o Exército e para a guarda de fronteiras de Bangladesh".

Denis Bogdanovich, o diretor geral da companhia aérea, afirmou à agência Reuters que a queda não está relacionada à guerra entre a Ucrânia e a Rússia. ​Segundo o Ministério das Relações Exteriores ucraniano, o acidente ocorreu por falha em um dos motores.

A rede de televisão estatal ERT afirmou que o sinal do avião foi perdido logo após o piloto solicitar um pouso de emergência às autoridades de aviação gregas, devido a um problema no motor.

O avião decolou do aeroporto de Nis, no sul da Sérvia, no sábado, por volta das 20h40 locais (15h40 em Brasília). A bordo, levava armas da companhia sérvia Valir.

Imagens publicadas pela imprensa local mostraram a aeronave em chamas descendo rapidamente antes de atingir o solo e provocar uma aparente explosão. Pelo menos 15 bombeiros e sete caminhões atuaram para combater o incêndio logo após o acidente.

Uma unidade especial deve inspecionar a área do acidente, informou o Ministério da Defesa Civil em um comunicado divulgado neste domingo. "Membros do corpo de bombeiros com equipamentos especiais e instrumentos de medição se aproximaram do ponto de impacto da aeronave e examinaram de perto a fuselagem e outras partes espalhadas", disse à imprensa Marios Apostolidis, da brigada de incêndio.

Testemunhas relataram ter visto o avião em chamas e ouvir explosões. O morador Giorgos Archontopoulos afirmou, em entrevista à televisão pública ERT, que percebeu que algo estava errado quando ouviu o barulho que a aeronave estava fazendo. "Saí e vi o motor pegando fogo", completou.

As autoridades pediram que as pessoas que vivem em um raio de dois quilômetros do local do acidente fiquem em casa e usem máscaras. Dois bombeiros foram hospitalizados na manhã deste domingo com dificuldades respiratórias, devido a gases tóxicos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.