Descrição de chapéu Coreia do Norte Coronavírus

Coreia do Norte insinua que surto de Covid foi provocado por balões com vírus da Coreia do Sul

Seul afirma que não há possibilidade de panfletos enviados pela fronteira conterem patógeno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seul | Reuters

A Coreia do Norte afirmou nesta sexta (1º) que o primeiro surto de Covid no país começou após pacientes tocarem "coisas alienígenas" perto da fronteira com a Coreia do Sul, culpando o vizinho pelas infecções.

Ao anunciar os resultados de uma investigação, Pyongyang ordenou que as pessoas se mantivessem atentas a "coisas alienígenas que vêm pelo vento e outros fenômenos climáticos e a balões nas áreas ao longo da linha de demarcação e fronteiras", disse a agência de notícias oficial, KCNA.

A agência não mencionou a Coreia do Sul, mas desertores e ativistas norte-coreanos que vivem no país soltam há décadas balões, que atravessam a fronteira carregando panfletos e ajuda humanitária.

Membro de equipe de saneamento de Pyongyang realiza teste de detecção de Covid-19
Membro de equipe de saneamento de Pyongyang realiza teste de detecção de Covid-19 - 10.jun.22/KCNA via KNS

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul, que lida com assuntos entre os dois países, afirmou que "não há possibilidade" de o vírus ter entrado no Norte por meio de panfletos enviados por meio da fronteira.

De acordo com a KCNA, um soldado de 18 anos e um aluno do jardim de infância de cinco anos que entraram em contato com os materiais não identificados em uma colina ao redor de quartéis e bairros residenciais no condado oriental de Kumgang, no início de abril, apresentaram sintomas e depois receberam diagnóstico de Covid. Ainda segundo a KCNA, todos os outros casos de febre relatados no país até meados de abril se devem a outras doenças, mas a agência não deu mais detalhes.

"É difícil acreditar, cientificamente falando, já que a possibilidade de o vírus se espalhar por objetos é bastante baixa", disse Yang Moo-jin, professor da Universidade de Estudos Norte-coreanos em Seul.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA afirma que o risco de as pessoas serem infectadas pelo contato com superfícies ou objetos contaminados é considerada muito baixa, embora seja possível.

O Norte disse que os primeiros pacientes tocaram os objetos não especificados no início de abril, mas a primeira vez que um grupo de desertores enviou balões pela fronteira neste ano foi no final daquele mês. A primeira vez que a Coreia do Norte admitiu um surto de Covid foi meses depois de relaxar os fechamentos de fronteiras impostos desde o início de 2020, para retomar as operações de trens de carga com a China.

Mas teria sido difícil para Pyongyang apontar o dedo para a China, afirmou Lim Eul-chul, professor do Instituto de Estudos do Extremo Oriente da Universidade de Kyungnam.

"Se eles concluíssem que o vírus era da China, teriam que reforçar as medidas de quarentena na área de fronteira em mais um revés ao comércio Coreia do Norte-China", disse Lim.

A Coreia do Norte registrou mais 4.570 pessoas com sintomas de febre nesta sexta, com o número total de pacientes contabilizado desde o final de abril em 4,74 milhões. Especialistas suspeitam de subnotificação nesses números, divulgados pela imprensa controlada pelo governo.

Pyongyang vem anunciando diariamente o número de pacientes com febre sem especificar se eles contraíram Covid, aparentemente devido à falta de testes para detectar a doença.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.