Ivana Trump teve morte acidental após queda, dizem legistas

Primeira mulher do ex-presidente dos EUA foi encontrada morta nas escadas de seu apartamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | Reuters e AFP

Ivana Trump, a primeira mulher do ex-presidente dos EUA Donald Trump, morreu ao sofrer um trauma causado por uma queda acidental, anunciou nesta sexta-feira (15) o Gabinete do Médico Legista-Chefe de Nova York (OCME, na sigla em inglês).

Ivana foi encontrada morta nesta quinta, aos 73 anos, nas escadas dentro de seu apartamento em Nova York. "O médico legista determinou que a causa da morte foi um ferimento de impacto contundente no seu torso", informou a OCME em comunicado.

Ivana Trump sorri em sua festa de aniversário em 2006
Ivana Trump sorri em sua festa de aniversário em 2006 - Mario Anzuoni - 24.mai.06/Reuters

Ela e Trump se casaram em 1977 e tiveram três filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric. Na década de 1980, Ivana teve papel importante na construção dos negócios da família e da imagem do ex-presidente: trabalhou ao lado do marido no desenvolvimento do edifício Trump Tower, em Nova York, e ajudou a supervisionar a construção do cassino Trump Taj Mahal, em Atlantic City. Eles se divorciaram em 1992.

O ex-presidente anunciou a morte na plataforma Truth Social e afirmou que a ex-mulher foi uma sobrevivente por ter "fugido do comunismo e abraçado os Estados Unidos". Ivana nasceu e cresceu sob o regime comunista da antiga Tchecoslováquia e depois se mudou para os EUA, onde trabalhou como modelo, escritora e empresária.

Em respeito ao luto, a Justiça americana adiou o depoimento do republicano na investigação sobre suposta fraude nos negócios da família. Trump, Donald Jr. e Ivanka, deveriam falar sob juramento nesta sexta.

"Esse é um atraso temporário e os depoimentos serão reprogramados o mais breve possível", informou à agência de notícias AFP um porta-voz do gabinete da procuradora-geral de Nova York, Letitia James, responsável pela investigação.

James investiga se Trump superestimou o valor de propriedades imobiliárias ao solicitar empréstimos bancários, enquanto os declarava por valores inferiores às autoridades fiscais para pagar menos impostos. O ex-presidente e sua família negam irregularidades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.