Descrição de chapéu União Europeia drogas

'Rei da cocaína' chega à Itália depois de ser extraditado pelo Brasil

Referência para cartéis do narcotráfico da América do Sul, Rocco Morabito foi preso no ano passado em João Pessoa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roma | AFP

Rocco Morabito, 56, conhecido como "rei da cocaína" e considerado um dos chefes da 'Ndrangheta, a poderosa máfia calabresa, chegou à Itália nesta quarta-feira (6) após ser extraditado pelo Brasil. Ele terá de cumprir pena de 30 anos de prisão por associação criminosa, tráfico de drogas e outros crimes graves.

Morabito era procurado desde 1995 e foi preso em maio do ano passado em João Pessoa (PB). Ele foi uma das principais referências para os cartéis do narcotráfico sul-americanos, e investigadores seguiram seus rastros por todo o continente em busca de seu paradeiro.

O "rei da cocaína" desembarcou no aeroporto de Roma-Ciampino escoltado por agentes da polícia italiana. Logo depois foi transferido para uma prisão. Após a chegada do mafioso à Itália, a Interpol divulgou comunicado informando que ele era um dos fugitivos mais procurados do mundo.

Rocco Morabito, conhecido como 'rei da cocaína', é escoltado por policiais em 2021 após ser preso no Brasil
Rocco Morabito, conhecido como 'rei da cocaína', é escoltado por policiais em 2021 após ser preso no Brasil - Ueslei Marcelino - 25.mai.21/Reuters

"[A extradição] envia uma mensagem forte: mostra que nossa rede policial é mais poderosa do que a criada por grupos mafiosos", afirmou Giovanni Bombardieri, promotor que trabalha contra a máfia na cidade de Régio da Calábria.

Condenado à revelia a 28 anos de prisão, pena que depois foi estendida para 30 anos, ele foi preso junto com outro membro da 'Ndrangheta, Vincenzo Pasquino. Antes, Morabito foi capturado em 2017 em Montevidéu, no Uruguai, depois de morar por 13 anos com uma identidade falsa em Punta del Este, onde teve uma mansão. Lá, tinha passaporte brasileiro e se apresentava como um grande empresário do comércio da soja.

A justiça uruguaia aprovou sua extradição para a Itália em 2018, mas, em junho do ano seguinte, Morabito protagonizou uma notória fuga do telhado do presídio central de Montevidéu junto com outros três estrangeiros. Ele estava foragido até ser preso no ano passado em João Pessoa.

Morabito nasceu em Africo, na Calábria, e foi um dos líderes mais importantes do clã "Africo Nuovo". Ele é acusado de ter introduzido na Itália cerca de 592 quilos de cocaína em 1992 e 630 quilos no ano seguinte. Foi nessa época que recebeu o apelido de "rei da cocaína" por dirigir a distribuição da droga na Europa a partir de Milão.

O mafioso também era chamado pelo apelido "U Tamunga", por dirigir pelas estradas da Calábria um Dkw Munga, veículo militar alemão considerado quase indestrutível.

A prisão de Morabito na Paraíba foi efetuada pela Polícia Federal em parceria com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e a polícia italiana. O Serviço de Cooperação Internacional de Polícia também participou da investigação em conjunto com o Escritório Central da Organização Internacional de Polícia Criminal no Brasil. ​

A 'Ndrangheta é uma das maiores organizações criminosas do mundo e tem aparecido com frequência em investigações da Polícia Federal contra o narcotráfico. Segundo a PF, há registro da atuação de Morabito no tráfico de drogas entre Brasil e Europa desde os anos 1990.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.