Relógio atribuído a Hitler é vendido por US$ 1 milhão em leilão controverso

Lideranças judaicas haviam pedido para empresa americana cancelar venda de itens nazistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Um relógio de pulso que teria pertencido ao ditador nazista Adolf Hitler foi arrematado por 1,1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,7 milhões) em um leilão nos Estados Unidos, apesar de pedidos de líderes judeus para que a venda não fosse realizada.

A peça foi adquirida por um comprador anônimo e tem gravadas as iniciais A.H., bem como uma suástica e uma águia símbolo da Alemanha nazista.

Relógio atribuído ao ditador nazista, Adolf Hitler
Relógio atribuído ao ditador nazista, Adolf Hitler - Divulgação

A casa de leilões americana Alexander Historical Auctions, em Maryland, que já ofereceu memorabilia nazista no passado, defendeu a venda, afirmando que seu objetivo é preservar a história.

Hitler comandou a Alemanha nazista entre 1933 e 1945, orquestrando o assassinato sistemático de até 11 milhões de pessoas – das quais 6 milhões foram mortas por serem judias.

Segundo a casa de leilões, o relógio arrematado foi dado de presente ao ditador em seu aniversário em 1933, ano em que foi nomeado chanceler federal alemão em meio a uma tumultuada crise política.

Historiadores acreditam que o acessório foi apreendido por um soldado francês em 4 de maio de 1945, quando sua unidade se tornou a primeira força aliada a chegar à casa de repouso de Hitler em Berchtesgaden, nas montanhas da Baviera. Mais tarde, o relógio foi revendido e esteve na mesma família por gerações.

No mesmo lote, foram leiloados também um papel higiênico da Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha nazista), talheres e taças de champagne pertencentes a líders nazistas e objetos da parceira de Hitler, Eva Braun, incluindo um vestido e uma coleira de seu cachorro decorada com suásticas. Os leilões ocorreram durante dois dias, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/07).

Líderes judeus condenam leilão

Antes do leilão, a Associação Judaica Europeia (EJA, na sigla em inglês), baseada em Bruxelas, havia pedido à casa de leilões americana para que abandonasse a venda dos objetos nazistas, em uma carta aberta que foi assinada por 34 líderes judeus.

"Este leilão, inconscientemente ou não, está fazendo duas coisas: uma, socorrer aqueles que idealizam o que o partido nazista representava. Duas: oferecer aos compradores a chance de excitar um convidado ou ente querido com um item pertencente a um assassino genocida e seus apoiadores", escreveu o presidente da EJA, rabino Menachem Margolin, na carta.

Ele disse ainda que "a venda desses itens é uma aversão". "Há pouco ou nenhum valor histórico intrínseco para a grande maioria dos lotes em exposição. Na verdade, só se pode questionar a motivação de quem os compra."

"Embora seja óbvio que as lições da história precisam ser aprendidas –e artefatos nazistas legítimos pertencem a museus ou locais de ensino superior– os itens que vocês estão vendendo claramente não", completou o rabino, dirigindo-se à casa de leilões.

Casa se defende

Mindy Greenstein, vice-presidente sênior da Alexander Historical Auctions, disse à DW que o objetivo da organização era preservar a história e que a maioria de seus colecionadores mantém os itens adquiridos em coleções particulares ou os doa a museus do Holocausto em todo o mundo.

"Se a história é destruída, não há provas de que ela aconteceu", disse ela. "Seja uma história boa ou ruim, ela deve ser preservada."

Greenstein afirmou ainda que a casa de leilões vende todos os tipos de artefatos históricos, mas que a Segunda Guerra Mundial continua sendo um tópico popular devido ao interesse público contínuo e considerável.

Ela perdeu grande parte de sua família judia, baseada em Kiev, na Ucrânia, durante o Holocausto. O marido dela, Bill Panagopulos, é o dono da casa de leilões, e a cidade natal do pai dele na Grécia foi destruída durante a guerra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.