Descrição de chapéu
Luis Kuang Jong Fong

Ações provocativas da China são desafio à ordem internacional

Taipé repudia exercícios militares e continuará a manter comunicação com EUA e outras nações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luis Kuang Jong Fong

Diretor-superintendente do Escritório Econômico e Cultural de Taipé em São Paulo

No que diz respeito à intensificação deliberada da China, de várias formas, da postura militar direcionada a Taiwan recentemente, venho enfatizar que as ações provocativas da China representam um desafio à ordem internacional e interrompem a paz e estabilidade em todo o estreito de Taiwan e na região.

Em particular, o Exército de Libertação do Povo Chinês anunciou exercícios militares iminentes de fogo real e alertou aeronaves e embarcações de outros países para não entrarem no espaço aéreo e nas águas designadas. Essas ações tiveram um impacto ainda mais grave no comércio internacional e na ordem jurídica internacional.

Mísseis sendo lançados de ponto não identificado da costa chinesa rumo ao estreito de Taiwan - Divulgação Comando do Teatro Oriental/Reuters

O exercício militar da China está ocorrendo em seis zonas aéreas e marítimas ao redor de Taiwan, incluindo o estreito de Taiwan, o canal de Bashi, o mar do Leste e o oceano Pacífico, bloqueando 17 canais internacionais e sete portos internacionais de Taiwan.

Alguns exercícios militares estarão invadindo nosso mar territorial e sua zona contígua, impactando severamente o tráfego marítimo e aéreo ao redor de Taiwan.

Reitero solenemente que a República da China (Taiwan) é um país independente e soberano. O fato de que nem a República da China (Taiwan) nem a República Popular da China estão subordinadas uma à outra é reconhecido internacionalmente e status quo de longo prazo em todo o estreito de Taiwan.

O governo de Taiwan protegerá ainda mais firmemente a soberania nacional e a integridade territorial da República da China.

Diante da situação atual, o governo de Taiwan aumentará proativamente as capacidades de autodefesa de Taiwan. Também continuará a manter estreita comunicação e coordenação com os Estados Unidos e outras nações com ideais semelhantes, para proteger conjuntamente a ordem internacional baseada em regras, impedindo uma escalada nos desenvolvimentos regionais e garantindo a segurança em todo o estreito de Taiwan, bem como a paz, a estabilidade e a prosperidade no Indo-Pacífico.

Paz, estabilidade e democracia, valores tão importantes, que Brasil e Taiwan sempre compartilharam e nunca o deixarão de fazer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.