Descrição de chapéu América Latina Mercosul

Ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo é internado após AVC

Político esquerdista está em coma mas tem quadro considerado estável, segundo médicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assunção | Reuters e AFP

O ex-presidente e hoje senador do Paraguai Fernando Lugo, 71, teve um AVC (acidente vascular cerebral) em seu gabinete, nesta quarta-feira (10), e está em coma induzido em um hospital do país.

Inicialmente, o médico e senador paraguaio Jorge Querey, membro da coalizão política de Lugo, disse que o quadro do ex-presidente era estável. Mais tarde, porém, ele informou que o político será operado para conter uma hemorragia e que o estado neurológico do esquerdista não está controlado.

O derrame foi isquêmico, quadro que leva à interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro. "A lesão não cresceu de maneira significativa, o que faz com que ele não corra risco de morte​", avaliou.

Ex-presidente paraguaio Fernando Lugo em entrevista durante o lançamento de sua campanha, em Assunção
Ex-presidente paraguaio Fernando Lugo em entrevista durante o lançamento de sua campanha, em Assunção - Norberto Duarte - 9.nov.17

Segundo ele, "a hemorragia do ex-presidente é pequena graças aos medicamentos que ele toma". Lugo chegou ao hospital de cadeira de rodas.

A expectativa é que os médicos façam um exame de ressonância magnética nas próximas horas para checar o tamanho exato dos danos do derrame. Segundo a agência de notícias Reuters, o ex-presidente será transferido para outro hospital ainda nesta quarta. Ele deve ficar em coma induzido ao menos até quinta.

"Não sabemos como esses sintomas podem se comportar no futuro", alertou Querey.

A deputada Esperanza Martínez disse à imprensa que Lugo já se sentia mal desde segunda (8), quando retornou da Colômbia, onde participou da cerimônia de posse do presidente do país, Gustavo Petro. "Ele é hipertenso e está em tratamento", comentou.

Quando presidente, Lugo foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin –câncer com origem no sistema linfático. Ele se tratou no Brasil.

Lugo assumiu o poder do país em 2008, mas foi afastado quatro anos depois pelo Senado paraguaio. Na época, os parlamentares acusaram o esquerdista de mau desempenho de suas funções. A decisão foi contestada por aliados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, chamou o processo de golpe.

Antes de entrar na política, Lugo era bispo católico. Ao ser eleito, se tornou o primeiro presidente não filiado ao Partido Colorado, de direita, desde 1954 –início da ditadura de Alfredo Stroessner, filiado à legenda.

Nos últimos anos, ele tem se posicionado com frequência também sobre assuntos políticos da América do Sul. No ano passado, por exemplo, às vésperas das manifestações de 7 de Setembro estimuladas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Lugo assinou uma carta que considerou os protestos "uma insurreição" que colocaria em risco a democracia no Brasil.

Meses antes, foi signatário da carta de líderes sul-americanos que pedia à Justiça peruana o reconhecimento da vitória do esquerdista Pedro Castillo à Presidência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.