Descrição de chapéu chuva mudança climática

Mulher de 83 anos ilhada em enchente é içada por helicóptero no Kentucky; veja vídeo

Número de mortos pelas fortes chuvas no estado americano chega a 35

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma mulher de 83 anos foi resgatada de helicóptero após ficar ilhada durante uma enchente no estado americano de Kentucky. Agarrada a uma corda, ela foi içada do telhado de casa e transportada a um local seguro, de acordo com o grupo responsável pelo salvamento.

Em vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (31), a Equipe de Busca e Resgate do Condado de Wolfe mostrou o momento da operação. Pelas imagens, é possível ver a idosa sendo puxada pela aeronave numa região completamente inundada, com a água pouco abaixo do telhado das casas.

De acordo com a publicação, cinco pessoas da mesma família estavam presas no sótão, e foi preciso arrombar a janela para conseguir ter acesso a elas. "Um de cada vez, eles foram transportados para fora da casa para chegar ao telhado, onde um guarda estava posicionado para ajudar no içamento."

Imóvel afetado pelas enchentes no Kentucky - Divulgação Exército dos EUA - 30.jul.22/Reuters

Segundo o governador do Kentucky, Andy Beshear, pelo menos 35 pessoas, incluindo quatro crianças, já morreram em função das inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que atingiram o leste do estado nos últimos dias. Em pronunciamento nesta segunda-feira (1º), ele também alertou que o clima pode piorar ainda mais na região.

"É realmente difícil", disse o democrata, sobre a previsão do tempo, em vídeo publicado postado nas redes sociais. "Inundações isoladas e ventos prejudiciais são possíveis."

Beashear vem há dias prevendo que o número de mortos deve crescer. "Sabemos que a contagem de vítimas vai crescer. Ficaremos semanas encontrando novos corpos", escreveu no Twitter no fim de semana. Segundo o governador, que definiu as chuvas atuais como uma das piores na história local, deslizamentos de terra farão com que as vítimas sejam encontradas a quilômetros de onde morreram.

Nesta segunda, as autoridades continuaram a trabalhar para resgatar moradores e fornecer comida e abrigo para milhares de desabrigados. No entanto, o Serviço Nacional de Meteorologia previu várias rodadas de chuvas e tempestades contínuas até esta terça (2), o que pode dificultar os esforços.

O estado sofre também com interrupções de energia. Linhas de transmissão foram amplamente danificadas, com mais de 15 mil relatos de problemas na manhã desta segunda-feira.

As chuvas e as enchentes causadas por elas são o segundo evento climático extremo a atingir o Kentucky num intervalo de sete meses. Em dezembro, a porção oeste do estado foi varrida por tornados que deixaram ao menos 74 mortos.

A soma dos desastres faz do local um dos principais exemplos dos riscos da emergência climática nos Estados Unidos. Cientistas afirmam que a ocorrência cada vez maior de eventos climáticos extremos é uma consequência direta do aquecimento global.

Na sexta, o presidente Joe Biden declarou situação de desastre, permitindo empréstimos federais para ajudar nas operações de resgate e recuperação da região. Um dia antes, o governador já havia decretado estado de emergência.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.