Primeira-ministra da Finlândia se emociona e defende direito de ir a festas

Sanna Marin dá depoimento com voz embargada em ato de desagravo organizado por seu partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Helsinque | AFP

Em tom emocionado, a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, defendeu nesta quarta-feira (24) seu "direito à alegria e à vida", em uma tentativa de resposta definitiva a uma onda de críticas envolvendo vídeos e fotos publicadas nas redes sociais de festas com sua presença.

"Sou um ser humano. Às vezes também busco alegria, luz e prazer em meio a essas nuvens escuras", declarou, com a voz embargada e os olhos marejados, durante uma espécie de ato de desagravo organizado por sua legenda, o Partido Social-Democrata (SPD), em Lahti, no sul da Finlândia. "Isso é algo privado, é alegria e vida. Mas eu não faltei a um único dia de trabalho".

Na semana passada, circularam nas redes vídeos da chefe de governo dançando em uma festa com amigos e influenciadores digitais. O episódio motivou acusações de que Marin, 36, teria se comportado de forma inadequada para o cargo que ocupa; muitos comentários tinham teor misógino, ressaltando o fato de a primeira-ministra ser casada e usando palavras chulas para se referir a ela.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, se emociona em discurso durante evento do Partido Social-Democrata em seu apoio em Lahti - Heikki Saukkomaa - 24.ago.22/Lehtikuva/AFP

Outras pessoas, porém, vieram a público para defender o direito de ela desfrutar de eventos e combinar uma vida privada com a carreira política de alto nível. Após a repercussão inicial dos vídeos, mulheres de vários países postaram registros de si próprias dançando, acompanhados de frases como "deveríamos dançar um pouco mais" e "continue dançando, Sanna Marin".

No começo da semana, para "dissipar qualquer suspeita" de uso de drogas nos eventos que levaram à controvérsia, a primeira-ministra se submeteu voluntariamente a um exame toxicológico, que deu negativo.

Quando anunciou que faria o teste, Marin afirmou que nunca usou drogas ilegais —nem quando era mais jovem, antes de entrar para a política—, que sua capacidade de desempenhar as funções oficiais permaneceu intacta nas noites em questão e que ela teria deixado a festa se precisasse trabalhar.

"Quero acreditar que as pessoas observam o que fazemos enquanto trabalhamos, não o que fazemos em nosso tempo livre", declarou nesta quarta, afirmando que os últimos dias foram muito difíceis. Nesta terça, a controvérsia foi renovada com Marin se vendo obrigada a pedir desculpas por outra foto, tirada na residência oficial em julho.

Na imagem, divulgada pela mídia finlandesa, duas mulheres são vistas se beijando e levantando a blusa, cobrindo os seios com uma placa que diz "Finlândia". A fotografia havia sido publicada inicialmente no TikTok de uma delas, que ainda escreveu "Kesärata" na publicação —o nome da residência oficial da primeira-ministra é Kesäranta.

"Acho que a foto é inadequada, peço desculpas. Esta foto não deveria ter sido tirada", disse Marin.

De acordo com o relato da primeira-ministra, o registro foi feito durante uma festa privada depois de um festival de música. "Fizemos sauna, nadamos e passamos um tempo juntos. Esse tipo de foto não deveria ter sido tirada, mas, fora isso, nada de extraordinário aconteceu no encontro."

Influencers finlandesas tiram foto com seios nus em residência oficial da primeira-ministra do país
Influencers finlandesas tiram foto com seios nus em residência oficial da primeira-ministra do país - Reprodução

A Finlândia compartilha uma longa fronteira terrestre com a Rússia e, num momento em que a Europa vive instabilidade em diferentes partes em razão da Guerra da Ucrânia, a primeira-ministra foi alvo de críticas de que a participação em festas poderia interferir em sua capacidade de cumprir rapidamente as funções caso uma crise repentina atingisse seu país.

Marin se tornou em 2019 a líder de governo mais jovem do mundo e, desde então, nunca escondeu seu gosto por festas. Em janeiro, a política alegou à agência de notícias Reuters que ela e suas ministras são alvos de machismo.

Em dezembro de 2021, sua participação em outro evento também causou críticas. Na ocasião, foi filmada em uma boate pouco depois de ter tido contato com uma pessoa infectada pelo coronavírus. A primeira-ministra pediu desculpas à população, dizendo que agiu errado e que "deveria ter avaliado a situação com mais cuidado".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.