Argentina prende 3ª suspeita de envolvimento em ataque contra Cristina Kirchner

Mulher trocou mensagens com namorada do brasileiro que tentou disparar contra a vice-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A polícia argentina prendeu uma amiga de Brenda Uliarte, namorada do brasileiro que tentou atirar na vice-presidente Cristina Kirchner, na terceira detenção relacionada ao caso, afirmou a imprensa argentina nesta terça-feira (13).

Não foi divulgado o nome da suspeita, apenas o sobrenome dela: Díaz. Ela teria se comunicado com Uliarte horas depois de o namorado dela, Fernando Sabag Montiel, tentar apertar o gatilho de uma pistola contra Cristina —a arma falhou e o tiro não foi disparado.

Brenda Uliarte, namorada de Fernando Sabag Montiel, no dia em que foi presa pela polícia - TN Argentina - 4.set.22/Reuters

Díaz foi detida na noite desta segunda-feira (12) pela polícia de segurança aeroportuária, por ordem da juíza Maria Eugenia Capuchetti, responsável pelo caso.

Fontes do Judiciário disseram ao jornal Clarín que a análise do celular de Uliarte revelou mensagens "de conteúdo forte e importante" trocadas entre ela e a nova suspeita, horas depois do atentado contra a vice-presidente.

Brasileiro que vive na Argentina desde criança. Fernando Andrés Sabag Montiel, 35, foi preso no último dia 1º, logo depois de tentar atirar com uma pistola Bersa calibre 32 contra o rosto de Cristina quando ela chegava em casa, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires. Ele usava touca e máscara e teria saído correndo após a arma falhar, mas foi seguido por cinco pessoas e preso.

Brenda Uliarte, 23, foi acusada junto com o namorado de tentativa de homicídio, apesar de ter negado a participação. Sabag também afirmou, em depoimento à Justiça no último dia 6, que ela não estaria envolvida —ele, porém, se calou na maior parte do tempo.

A acusação sustenta que o ataque foi planejado pelos dois. A investigação aponta que Uliarte estaria próxima de Sabag durante o atentado e passou na porta da casa de Cristina dias antes da ação.

A imprensa argentina também publicou fotos do dia 8 de maio que mostram Uliarte com uma pistola na cintura. Investigadores apontam que a arma seria a mesma usada por Sabag no ataque a Cristina.

Segundo o jornal La Nación, na noite da segunda-feira a polícia fez três batidas policiais para apreender telefones celulares e aparelhos eletrônicos.

A imprensa argentina afirma ainda que o celular de Uliarte virou peça chave do inquérito, tendo servido para revelar que o casal teria planejado assassinar Cristina, em um plano que não se concretizou.

No domingo (11), o Clarín noticiou ainda que um vídeo recuperado do cartão de memória do celular de Sabag mostra o brasileiro manipulando uma arma semelhante à que foi usada no ataque. Segundo a publicação, os investigadores veem as imagens, que teriam sido feitas meses atrás, como prova de que ele sabia manipular o equipamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.