Descrição de chapéu Rainha Elizabeth 2ª

Charles já é rei e será proclamado neste sábado, mas coroação pode demorar meses

Entenda as etapas até que o filho de Elizabeth 2ª assuma oficialmente todos os papéis da mãe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Saudado pela primeira vez por seus súditos nesta sexta-feira (9), ao chegar ao Palácio de Buckingham, em Londres, Charles será proclamado o rei Charles 3º neste sábado. Sua coroação, no entanto, ainda não tem data marcada —e pode acontecer daqui a mais de um ano.

Rei Charles 3º cumprimenta multidão ao entrar no Palácio de Buckingham no dia seguinte à morte da rainha Elizabeth 2ª, em Londres - John Sibley - 9.set.22/Reuters

Isso acontece porque há dois ritos envolvidos no processo de sucessão britânica. O primeiro é a ascensão em si. O rito marca a passagem do trono para o primeiro na linha de sucessão assim que o soberano anterior morre ou abdica do cargo, e é oficializado assim que possível.

No caso de Charles, isso deu em dois dias. Nesta sexta ocorreu o encontro do Conselho de Ascensão, formado pela primeira-ministra britânica, Liz Truss, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, funcionários públicos, altos comissários dos países da Commonwealth (grupo de 56 países que reúne majoritariamente ex-colônias britânicas) e lideranças religiosas —o novo rei não participa da reunião. Os membros do conselho assinam então um documento reconhecendo o soberano.

O conselho se reúne novamente no sábado (10), desta vez com a presença do monarca, que fará uma declaração e, seguindo uma tradição do início do século 18, jurará fidelidade à Igreja da Escócia. O evento está marcado para as 10h (6h em Brasília). Em seguida, às 11h (7h em Brasília), ele será proclamado novo rei diante do povo, na sacada do palácio de Saint James.

Ao mesmo tempo que a proclamação é lida no palácio, cerimônias similares acontecem em Edimburgo, Windsor e York. É tradição que os prefeitos dessas cidades bebam em honra ao novo soberano de um cálice de ouro, segundo o jornal britânico The Guardian.

Já a coroação de Charles pode levar meses devido à preparação necessária. Elizabeth 2ª só foi coroada em junho de 1953, quase um ano e meio depois de ser ascender ao trono, em 1952. A cerimônia foi a primeira do tipo a ser televisionada na história.

Charles será o 40º monarca a ser coroado na Abadia de Westminster, uma tradição de 900 anos. A cerimônia é religiosa anglicana e será conduzida pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby. É ele quem vai colocar a coroa de santo Eduardo na cabeça de Charles —uma peça de ouro maciço, datada de 1661, que pesa mais de dois quilos. Haverá música, leituras e o ritual de unção do novo monarca. Então Charles lerá o juramento de coroação.

Rainha Elizabeth 2ª coloca coroa na cabeça do então príncipe Charles em cerimônia em Caernafon, cidade a duas horas de Liverpool, no Reino Unido - 1º.jul.69/AFP

Nem todas as monarquias têm cerimônias de coroação. No regime português, por exemplo, os reis eram aclamados, não coroados, ao assumirem o trono.

A tradição foi iniciada pelo primeiro rei da dinastia de Bragança. Após reconquistar a independência de Portugal junto a Espanha, em 1640, dom João 4º entregou simbolicamente sua coroa a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e afirmou que ela seria a "verdadeira rainha de Portugal". O novo soberano até recebia uma coroa —mas não a colocava na cabeça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.