Liz Truss forma 1º gabinete com mulheres e negros em principais cargos no Reino Unido

Governo da nova líder será o primeiro sem homens brancos à frente dos ministérios mais importantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Pela primeira vez no Reino Unido, as quatro posições mais importantes do governo não serão chefiadas por homens brancos. A iniciativa é da nova primeira-ministra britânica Liz Truss, que anunciou os membros de seu gabinete horas depois de tomar posse nesta terça-feira (6).

Os cargos em questão são os de vice-primeira-ministra e de secretários das Relações Exteriores, das Finanças e do Interior. Seus ocupantes serão, nesta ordem, Therese Coffey —aliada fiel de Truss, que também assume a pasta da Saúde— e os filhos de imigrantes Kwasi Kwarteng, James Cleverley e Suella Braverman.

Em sentido horário, os novos ministros do Reino Unido saem de reunião com a primeira-ministra recém-eleita Liz Truss no centro de Londres: Suella Braverman (Interior), James Cleverly (Relações Exteriores), Therese Coffey (Saúde e vice primeira-ministra), e Kwasi Kwarteng (Finanças) - Isabel Infantes/AFP

Entre os anúncios, dois representam ainda marcos históricos —o Reino Unido nunca tinha tido uma vice-primeira-ministra mulher ou um chanceler negro.

Já o Ministério do Interior será liderado pela segunda vez por uma mulher de minoria étnica, com Braverman sucedendo Priti Patel como responsável pelas áreas de segurança e imigração. O secretário das Finanças anterior, Rishi Sunak —que disputou com Truss a posição de primeiro-ministro—, de origem indiana e, portanto, também não branco.

O Partido Conservador, ao qual Truss pertence, tem feito um esforço contínuo para ampliar a diversidade interna desde o início dos anos 2000. O movimento foi chefiado sobretudo por David Cameron, líder entre 2005 e 2016.

Quando Cameron assumiu, só 2 dos 196 membros do partido no Parlamento pertenciam a uma minoria étnica. Ele então encaminhou uma lista de prioridades com candidatos mulheres e de minorias étnicas para serem selecionados para determinados cargos. Truss foi uma das que se beneficiaram do movimento.

Ainda assim, o partido não é propriamente uma vitrine no Parlamento nesse sentido. Só 6% do seu quadro em exercício é formado por políticos de minorias étnicas, enquanto as mulheres representam um quarto da legenda.

Além disso, seus membros enfrentam acusações de racismo, misoginia e islamofobia —o próprio Boris Johnson, que se despede agora do governo, desculpou-se publicamente em 2019 por dizer que mulheres que usam burcas parecem caixas de correio.

A maioria da população britânica não branca em geral vota na principal legenda da oposição, o Partido Trabalhista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.