Descrição de chapéu América Latina

México é atingido por novo terremoto e duas pessoas morrem

Abalo é um dos mais de mil tremores secundários já registrados desde a ocorrência de um sismo de índice 7,6 na segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | AFP

Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu o México na madrugada desta quinta-feira (22) e provocou duas mortes. O abalo é um dos mais de mil tremores secundários já registrados desde a ocorrência de um sismo de magnitude 7,6 na última segunda (19), informou o Serviço Sismológico Nacional.

Habitantes da Cidade do México aguardam na rua após um terremoto atingir a capital mexicana na madrugada - Pedro Pardo - 22.set.22/AFP

As duas mortes aconteceram na Cidade do México, cuja área metropolitana está localizada a quase 400 km de Coalcomán, no estado de Michoacán, epicentro do tremor. A prefeitura afirmou que um homem sofreu um infarto logo após o terremoto e uma mulher bateu a cabeça ao cair na escadas de sua residência, pouco depois da ativação do alerta sísmico que serve de aviso para as pessoas saírem de casa em busca de proteção.

O terremoto pegou de surpresa os moradores da capital mexicana. Muitos saíram de suas camas e correram para as ruas quando ouviram o alerta, que adverte a população em média um minuto antes da ocorrência de um tremor.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que o terremoto ainda foi sentido nos estados de Michoacán, Colima, Jalisco e Guerrero, todos na costa do Pacífico. Ele declarou que ainda não havia relato de danos, informação reiterada pela prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum.

Na segunda, um tremor foi registrado na região de La Placita de Morelos, na costa pacífica, deixando ao menos um morto e danificando mais de 3.000 imóveis. O terremoto ocorreu uma hora depois de uma simulação com a participação de milhões de pessoas realizada anualmente em 19 de setembro, quando o país recorda dois terremotos que aconteceram na mesma data, em 1985 e em 2017.

Em 1985, um terremoto de magnitude 8,1 destruiu muitas áreas da capital, onde morreram 10 mil pessoas. Em 2017, outro tremor, de 7,1, surpreendeu os mexicanos e provocou 369 mortes. Funcionários do Serviço Sismológico Nacional afirmaram que a ocorrência dos três terremotos na mesma data é produto de uma coincidência.

O México registra uma intensa atividade sísmica por estar localizado no Anel de Fogo do Pacífico, que une a América com a Ásia e onde ocorre a maioria dos terremotos do mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.