Irã restringe internet para sufocar 'atos de caos' após morte de Mahsa Amini

Mais de 30 já morreram em manifestações sobre o caso; EUA impõem sanções econômicas como resposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alvo de intensos protestos após a morte de Mahsa Amini, mulher de 22 anos que havia sido detida pela polícia por não usar véu, o regime do Irã intensificou a repressão contra manifestantes e busca inviabilizar a comunicação entre eles e o acesso à informação por meio de cortes na internet.

Para sufocar os atos, a conexão foi limitada e redes sociais como WhatsApp e Instagram foram cortadas desde a noite de quarta-feira (21). A agência Fars, próxima ao regime, informou que o objetivo seria controlar aquilo que o Estado vem chamando de ações contrarrevolucionárias que põem em risco a segurança nacional.

Protestos nas ruas de Irã pela morte de Mahsa Amini - AFP -21.set.22

O presidente Ebrahim Raisi também falou diretamente sobre o caso pela primeira vez nesta quinta (22). Amini morreu em um hospital de Teerã no último dia 16, após três em dias em coma depois de ter sido detida por uma espécie de polícia dos bons costumes por supostamente violar as regras ao não usar o hijab, o véu islâmico.

Às margens da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, Raisi disse que uma investigação está em curso e condenou os protestos. "Existe liberdade de expressão no Irã, mas atos de caos são inaceitáveis", afirmou, em entrevista coletiva. "Devemos diferenciar manifestações de vandalismo."

Ele também criticou a cobertura midiática dada ao caso, acusando a existência de um duplo padrão. "Todos os dias, em diferentes países, incluindo os EUA, vemos homens e mulheres morrendo em confrontos policiais, mas não há a mesma comoção", disse.

A fala vem também em resposta a sanções anunciadas por Washington nesta quinta contra a polícia moral do país. O Departamento do Tesouro americano, em nota, disse que os agentes eram responsáveis pela morte de Amini, descrita como uma mulher valente.

Na quarta (21), em seu discurso na Assembleia-Geral, sem citar o caso, Raisi já havia acusado o Ocidente —notadamente Washington— de impor sanções a Teerã enquanto ignora violações de direitos humanos em outras regiões.

Desde a morte da jovem protestos têm tomado as ruas do Irã em pelo menos 50 cidades e vilas, espalhadas por 31 províncias. Nesta quinta, manifestantes na capital Teerã e outras localidades incendiaram delegacias de polícia e carros, em uma prova de que a indignação pública —inclusive contra o regime— não dá sinais de arrefecer.

"Morreremos, morreremos, mas vamos retomar o Irã", gritaram ativistas em um ato no nordeste do país, segundo um vídeo publicado nas redes sociais pela conta @1500tasvir. Nos últimos dias, palavras de ordem em Teerã também atacaram o filho do aiatolá Ali Khamenei: "Mojtaba, que você morra e não vire líder supremo".

Mulheres têm exercido um papel central nos protestos, agitando e queimando véus e mesmo cortando o cabelo publicamente, em um desafio direto aos líderes religiosos.

As manifestações são repreendidas pelas forças de segurança, que usam gás lacrimogêneo e efetuam prisões. O saldo dos confrontos até agora é de 31 mortos, segundo a ONG Direitos Humanos do Irã, com sede em Oslo. Números oficiais falam em 17 óbitos, sendo 5 de agentes de forças de segurança, segundo a agência Nour News. Seriam ainda ao menos 733 feridos.

Outro vídeo no Twitter, postado nesta quinta, mostrou um protesto na cidade de Bukan ocorrendo com o som de tiros ao fundo. A agência Reuters não pôde verificar a autenticidades das imagens.

Somente na província do Curdistão, onde Amini nasceu e os atos têm se concentrado, ao menos oito manifestantes teriam morrido, incluindo dois adolescentes de 15 e 16 anos, em meio à repressão, segundo a organização local Hengaw.

Além do bloqueio do acesso à internet, há também o assédio judicial. A Guarda Revolucionária, a força de segurança de elite do país, pediu à Justiça nesta quinta que processe aqueles que disseminarem o que chamam de notícias falsas e boatos sobre o caso —em nota, o órgão expressou empatia com a família da jovem.

Segundo a mídia estatal, atos em apoio ao regime estão previstos para esta sexta.

O contexto da morte de Amini tem sido amplamente questionado não apenas por manifestantes, como também por sua família —o pai dela acusou nesta quinta as autoridades de mentirem. Em entrevista à rede britânica BBC, Amjad afirmou que não lhe foi permitido ver o relatório da autópsia da filha e negou, mais uma vez, que ela estivesse doente quando foi detida.

Segundo o relato do pai, o irmão de Amini, Kiarash, estava com ela no momento da detenção e soube por testemunhas que ela havia sido espancada na van e na delegacia para onde foi levada.

"Meu filho implorou para que não a levassem, mas ele também foi espancado, suas roupas foram arrancadas. Pedi a eles que me mostrassem as câmeras corporais dos seguranças, eles me disseram que elas estavam sem bateria", disse o pai.

As autoridades iranianas contestam a versão, afirmando que Amini não foi maltratada, mas sofreu uma "insuficiência cardíaca súbita" enquanto estava sob custódia. Na semana passada, os oficiais chamaram a morte dela de "incidente infeliz".

Seu pai também contou que foi impedido pela equipe médica de ver o corpo da filha após sua morte. "Eles não me deixaram entrar", relatou.

Por meio de especialistas independentes que acompanham a situação local, a ONU também condenou os recentes acontecimentos. Nota assinada, entre outros, por Javaid Rehman, relator especial sobre direitos humanos no Irã, diz que Amini é "outra vítima da repressão e da discriminação sistemática contra as mulheres no Irã e da imposição de códigos de vestimenta discriminatórios".

Após a Revolução de 1979, que abriu espaço para um regime teocrático, a lei iraniana passou a afirmar que mulheres são obrigadas a cobrir o cabelo com véu e a usar roupas largas para encobrir o formato de seus corpos. Aquelas que descumprem a norma enfrentam repreensões públicas, multas e mesmo a prisão.

A lei nunca deixou de ser questionada, apesar da repressão. Ao longo dos últimos meses, ativistas de direitos humanos têm influenciado mulheres a retirarem o véu publicamente em protesto contra o código de vestimenta, o que desagrada a governantes e agentes de segurança, que afirmam que o ato configura um comportamento imoral.

Autoridades do alto escalão do regime temem que a onda de protestos atual ganhe corpo e se assemelhe ao que ocorreu em 2019, quando manifestações contra a alta no preço da gasolina ocuparam as ruas do país e se tornaram as mais mortais desde a Revolução de 1979 —levantamento da Reuters aponta que ao menos 1.500 morreram.

Com Reuters e AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.