Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Rússia recua forças no nordeste da Ucrânia e faz ataque com mísseis

Kharkiv fica sem água e luz, Kiev alerta contra-ataque, e aliado de Putin faz críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pega desprevenida pela contraofensiva ucraniana no nordeste do vizinho que invadiu há 200 dias, a Rússia começou a retaliação com mísseis e artilharia contra as áreas que perdeu na região de Kharkiv.

Na capital homônima da província, que não chegou a ser ocupada pelos russos, os moradores enfrentam um blecaute e falta de água. "O pesadelo começou de novo, achávamos que o pior tinha passado", disse por mensagem de texto Anna Rudavina, jornalista que trabalha numa rede de hotéis na cidade.

Soldado ucraniano em um suposto depósito de munição deixado para trás pelos russos em Izium
Soldado ucraniano em um suposto depósito de munição deixado para trás pelos russos em Izium - Serviço de Segurança da Ucrânia/ AFP

Ela ficou abril e maio fora de Kharkiv, mas voltou e retomou sua vida. "Nunca voltamos ao normal, mas hoje as explosões foram dentro do perímetro urbano", afirmou ela, que mora no oeste da capital regional, área considerada segura por ficar mais distante do alcance da artilharia russa. "Foram mísseis."

Segundo o comando das Forças Armadas em Kiev, 11 deles, de cruzeiro, atingiram a região entre a noite de domingo (11) e a manhã desta segunda-feira (12). O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse que áreas residenciais foram alvejadas

Ao longo do dia, mais explosões foram relatadas, também em Kupiansk e em Izium, importante centro ferroviário que Moscou usava para abastecer suas tropas mais a sudeste, no Donbass ocupado. A Ucrânia contou mais cinco ataques com mísseis, dez bombardeios aéreos e 20 barragens de artilharia.

Izium foi recapturada pela Ucrânia no sábado. A prefeitura local afirma que 80% dos prédios da cidade foram ou destruídos ou danificados e que ao menos mil pessoas morreram em resultado da ocupação russa —a população era de 50 mil pessoas antes da guerra, e agora está reduzida a um quinto disso.

O Ministério da Defesa da Rússia admitiu ter recuado tropas, mas afirma que o fez como um rearranjo de forças. É um jeito edulcorado de explicar o que as imagens que circulam sob supervisão de Kiev sugerem: uma fuga, deixando para trás armamentos e provisões.

Versões de lado a lado, o fato é que a Rússia só agora, após perdas ao longo da semana passada, parece reagir de fato. Houve envio de reforços na sexta (9), mas isso não surte efeito imediato. O governo em Kiev afirmou que Moscou suspendeu a entrada de novas unidades na Ucrânia, sinalizando uma reavaliação de tática.

A situação gerou uma rara crítica pública de um importante aliado de Vladimir Putin, o presidente da república russa da Tchetchênia, Ramzan Kadirov, um linha-dura que tem unidades em combate na Ucrânia. "Se hoje ou amanhã não houver mudança de estratégia, eu serei forçado a falar com a liderança do Ministério da Defesa e do país para explicar a eles a real situação em solo. É surpreendente, eu diria", afirmou.

Por enquanto, Putin preferiu não piscar. Segundo disse nesta segunda o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, a "operação militar especial vai continuar até atingir seus objetivos". O Ministério da Defesa afirma que atacou militares e milicianos do grupo Kraken, matando 250 pessoas.

Já a Ucrânia afirma que os ataques de domingo para cá visam infraestrutura civil, o que explica o apagão e a falta de água em Kharkiv. "Nenhuma instalação militar, o objetivo é deixar as pessoas sem luz e aquecimento", escreveu no Twitter o presidente do país, Volodimir Zelenski.

Segundo analistas militares, os russos estão reagrupando soldados e equipamento usando a fronteira natural do rio Oskil, a leste de Izium. De lá, alertou o Ministério da Defesa da Ucrânia, pode haver um contra-ataque, já que as forças de Kiev dizem ter recapturado 3.000 quilômetros quadrados de território muito rapidamente, expondo seu escasso número de tanques, que foram decisivos até aqui.

Essa é a aposta feita por observadores em Moscou: que a velocidade do avanço não seria acompanhada por uma capacidade de manter os ganhos. Os próximos dias deverão clarificar isso.

O ataque surpresa dos ucranianos a nordeste marca uma nova etapa da guerra que havia começado com os preparativos da contraofensiva no sul, na região de Kherson, que se arrastou por um mês até ganhar tração. Kiev passou o fim de semana vendendo a versão de que todo o esforço no sul era apenas um diversionismo para atrair forças russas e deixar desguarnecido o nordeste.

Faz sentido, mas também escamoteia o fato de que em Kherson os avanços ucranianos foram modestos. Estrategicamente, a manutenção da ocupação lá é mais importante para os russos do que na região de Kharkiv, pois a província faz fronteira com a Crimeia, sendo parte da ponte que liga a península anexada em 2014 ao Donbass a leste.

Por outro lado, Kharkiv é importante linha de apoio às forças russas e pró-Rússia no Donbass. Para Kiev, a reconquista da região também é vital porque ao menos empurra Moscou para as fronteiras russófonas do leste, na hipótese de haver alguma negociação futura para encerrar a guerra.

Hipótese que, por ora, parece distante. "Não vemos nenhuma perspectiva de negociação no momento e ainda declaramos a ausência de quaisquer pré-requisitos para tais negociações", afirmou o Kremlin nesta segunda.

A situação também fez ressurgir a especulação do que o Kremlin faria em caso de um colapso mais decisivo de suas defesas no Donbass, vizinho à área. Como sempre, o eventual emprego de armas nucleares táticas, de baixa potência, é um temor à mesa, ainda que muito improvável dado o risco de escalada com os vizinho da Otan (aliança militar ocidental).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.