Europa diz que explosões atingiram gasodutos da Rússia; veja vídeo

Kremlin não descartou sabotagem no sistema Nord Stream, o que deve elevar ainda mais tensão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos principais gasodutos ligando a Rússia à Europa e seu irmão gêmeo, ainda fora de operação, sofreram "danos sem precedentes" e apresentam vazamentos. Segundo o governo da Dinamarca, eles foram atingidos por duas explosões.

A Rússia, operadora do sistema, não descartou sabotagem, o que levará ainda mais tensão à relação com o Ocidente. O incidente afetou os ramais Nord Stream 1 e 2, símbolos da integração energética entre europeus e russos que agora está no centro de uma crise devido à invasão promovida por Vladimir Putin na Ucrânia.

Foto divulgada pela Dinamarca mostra o vazamento de gás do Nord Stream 1 chegando à superfície do mar Báltico
Foto divulgada pela Dinamarca mostra o vazamento de gás do Nord Stream 1 chegando à superfície do mar Báltico - Comando de Defesa Dinamarquês/AFP

A primeira-ministra demissionária sueca, Magdalena Andersson, disse que sabotagem é a causa mais provável, mas ressaltou que não considerou isso um ataque ao país —Estocolmo está em processo de adesão à Otan (aliança militar ocidental), da qual a Dinamarca faz parte.

Imagens feitas por um caça F-16 dinamarquês mostram uma grande área com bolhas na superfície do mar Báltico, próximo de águas territoriais do país. Segundo o centro alemão de sismologia GFZ, houve duas perturbações fortes na região a partir das 2h (21h de segunda em Brasília), seguidas por um padrão compatível com o de vazamento contínuo sob a água.

A Suécia afirma que detectou duas explosões. Os países nórdicos e a Alemanha apuram o caso, o que deverá fazer crescer a guerra de versões entre eles e o Kremlin. O vazamento deverá durar uma semana, avaliam os europeus.

O Nord Stream 1 opera desde 2011, ligando diretamente Rússia e Alemanha sob o Báltico. Ele e seu irmão integravam o plano de Putin de desviar o trânsito do gás —que abastecia até 40% das necessidades da União Europeia até a guerra— do território da Ucrânia.

Por lá segue passando o produto russo, mesmo com a guerra, por dois antigos gasodutos soviéticos, o Irmandade e o União, que têm capacidade conjunta de enviar até 156 bilhões de metros cúbicos de gás por ano. O Nord Stream 1 adicionou um potencial de 55 bilhões de metros cúbicos e transitava por seus dutos 60% do produto comprado pelos alemães, mas desde junho só está operando a até 25% de sua capacidade.

Os russos alegaram problemas técnicos devidos às sanções ocidentais, como a falta de uma turbina de compressão em conserto no Canadá. Parte significativa das punições impostas a Moscou devido à Guerra da Ucrânia é na área tecnológica.

A Europa e os EUA acusam Putin de transformar sua dependência do gás russo em uma arma, com cortes no fornecimento a países que se recusaram a pagar em rublos, manobra para fortalecer a moeda de Moscou. O presidente russo nega, mas já disse que pode religar o Nord Stream 1 "com o apertar de um botão". A carta do gás é uma das mais poderosas que tem, e seu antigo maior cliente, a Alemanha, fechou um acordo com os Emirados Árabes Unidos no fim de semana para tentar mitigar um pouco a questão.

Países da União Europeia já reduziram sensivelmente a compra de petróleo russo e discutem se irão colocar um limite de preço para compras energéticas. É tema controverso, pois há nações que não veem na guerra motivo para entrarem em insegurança no setor. Isso pressiona os governos, já que pesquisas mostram que a população é mais favorável a saídas negociadas do que a embates prejudiciais ao cotidiano.

Isso já está acontecendo. O preço do gás ao consumidor já chega a dez vezes a média da última década em alguns países, como o Reino Unido, e o inverno europeu está se aproximando. Com ele, a necessidade não só de indústrias terem energia, mas de casas serem aquecidas.

Na Alemanha, além da tentativa de estabelecer uma rede para gaseificar o produto líquido enviado por navios do Golfo Pérsico, o governo está tentando religar parte de sua rede desativada por motivos ambientais. A Siemens, por exemplo, teve duas termelétricas a carvão, modal muito poluente, reativadas, e três usinas nucleares poderão ter seu desligamento adiado.

Não há detalhes ainda sobre a natureza do que está acontecendo, apesar das evidências. Com o Nord Stream 1 praticamente paralisado, o Kremlin afirmou que "está extremamente preocupado". "Nenhuma opção pode ser descartada agora", disse o porta-voz Dmitri Peskov.

"São notícias preocupantes. Estamos falando de algum dano de natureza incerta na zona econômica da Dinamarca", afirmou, sem saber precisar quando a operação vai retomar. Sobre o Nord Stream 2, sabe-se ainda menos, até porque ele não está operacional.

O gasoduto foi finalizado em setembro de 2021, ficando como polêmico legado da duradoura primeira-ministra Angela Merkel, mas nunca foi ligado. Inicialmente, havia dúvidas regulatórias em Berlim, vistas em Moscou como políticas já que o governo estava em transição. A guerra interrompeu de vez o processo, e o novo líder alemão, Olaf Scholz, já afirmou que o ramal "não vai fornecer gás nunca".

Ocorre que ele é um projeto de US$ 11 bilhões (R$ 54 bilhões se fosse pago à vista hoje) que envolve diversas empresas europeias, lideradas pela estatal russa Gazprom, então muito da fala grossa é posição política. Do outro lado, claro, o mesmo: "Essa é uma questão relacionada à segurança energética de todo o continente", afirmou Peskov, em tom mais de ameaça do que de preocupação.

A Comissão Europeia, braço executivo do bloco continental, afirmou que ainda não há risco de segurança ambiental grave detectado, mas que é cedo para avaliar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.