'Fênix do Brasil' e 'derrota da ultradireita'; veja como jornais estrangeiros reagiram à vitória de Lula

Periódicos como Le Monde, El País e NYT destacam vitória acirrada do petista e país polarizado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de domingo (31) ganhou espaço na primeira página de vários dos principais jornais do mundo.

O português Público optou pelo editorialismo e reservou quase sua capa inteira para uma foto do presidente eleito carregando a bandeira brasileira. "Brasil escolheu a democracia e voltou a eleger Lula", destacou.

El País destacou a divisão política no Brasil e afirmou que 'a esquerda derrotou o ultradireitista Bolsonaro por menos de dois pontos percentuais'
El País destacou a divisão política no Brasil e afirmou que 'a esquerda derrotou o ultradireitista Bolsonaro por menos de dois pontos percentuais' - Reprodução -31.out.22

Já o francês Le Monde, de centro-esquerda, escreveu em sua manchete que Lula venceu "em um país fraturado" e lembrou da trajetória política do petista nos últimos anos, citando sua prisão e absolvição. Para o jornal, as margens de Lula, a "fênix do Brasil", serão estreitas, "na medida em que ele enfrentará um Congresso hostil, uma situação econômica incerta e um país violento".

Na Espanha, o El País também destacou a divisão política no Brasil e afirmou que "a esquerda derrotou o ultradireitista Bolsonaro por menos de dois pontos percentuais". A maioria dos jornais europeus, porém, não menciona a vitória de Lula na capa –o que pode ser justificado pela diferença entre os horários do fechamento dos periódicos e o do anúncio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o resultado.

Nos EUA, o NYT dedicou um grande espaço de sua capa para o pleito, sob o título "Brasil rejeita Bolsonaro e traz Lula de volta". O jornal americano destaca que a vitória do petista "encerra o período turbulento de Bolsonaro" e lembra que se trata da primeira vez que um presidente em exercício não consegue se reeleger.

A constatação também foi feita pelo Wall Street Journal, que dedicou sua manchete ao tema acompanhada de uma foto de Lula ao lado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e rodeado de apoiadores em São Paulo.

Mais comedido, o Washington Post colocou as eleições brasileiras em um espaço no canto da primeira página e ressaltou a vitória de Lula contra o "trumpista brasileiro".

Na América do Sul, os argentinos Clarín e La Nación e o chileno El Mercurio reforçaram a vitória apertada de Lula. Já o mexicano La Jornada optou por preencher quase toda sua primeira página com uma fotografia do petista de pulso erguido e sorrindo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.