Descrição de chapéu China

Reino Unido investiga agressão a ativista pró-democracia em consulado da China

Protesto ocorreu no primeiro dia do Congresso do Partido Comunista em Pequim; vítima foi hospitalizada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP e Reuters

A polícia britânica iniciou investigações sobre o ataque a um manifestante que foi agredido por vários homens depois de ser arrastado para dentro do consulado chinês em Manchester. Ele protestava contra o líder Xi Jinping e a favor da democracia em Hong Kong.

O ato deste domingo (17) foi relizado no primeiro dia do Congresso do Partido Comunista, em Pequim, evento que deve dar a Xi um inédito terceiro mandato, ampliando seus poderes e sua influência sobre o gigante asiático.

Várias faixas de protesto foram colocadas na calçada do consulado, incluindo uma com a frase "o céu destruirá o Partido Comunista Chinês". Segundo a polícia local, de 30 a 40 pessoas estavam reunidas do lado de fora da representação diplomática.

Segundo a polícia britânica, a vítima foi arrastada por um pequeno grupo de homens que saiu do prédio do consulado. Ele então recebeu chutes e socos de cinco agressores enquanto estava caído. "Devido aos nossos temores pela segurança do homem, os policiais intervieram e retiraram a vítima do terreno do consulado", afirmaram as forças de segurança.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram os homens que haviam deixado o consulado, alguns usando capacetes e coletes de proteção, derrubando as faixas de protesto.

A vítima, de cerca de 30 anos, sofreu ferimentos e permaneceu no hospital durante a noite para tratamento, segundo a polícia. Ninguém foi preso, mas uma investigação completa está em andamento, informou o chefe assistente da polícia, Rob Potts.

A deputada conservadora Alicia Kearns, chefe do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento britânico, afirmou que o governo deve convocar o embaixador chinês e expulsar ou processar qualquer funcionário que tenha agredido manifestantes.

O consulado chinês em Manchester não respondeu aos pedidos de comentários da agência de notícias Reuters. Um porta-voz da primeira-ministra britânica, Liz Truss, disse que os relatos são "profundamente preocupantes".

Funcionários do consulado da China em Manchester caminham para retirar faixa de protesto contra Xi Jinping - Matthew Leung - 16.out.22/The Chaser News/AFP

Wang Wenbin, representante do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou a repórteres em Pequim nesta segunda (17) que não estava ciente da situação, mas que as missões chinesas agiram de acordo com os acordos diplomáticos internacionais.

"As embaixadas e consulados chineses no Reino Unido sempre cumpriram as leis de seu país de residência. Também esperamos que o lado britânico facilite o desempenho normal das funções das embaixadas e consulados chineses."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.