Descrição de chapéu LGBTQIA+

Senado dos EUA aprova proteção a casamento gay, e direito virará lei federal

Medida bipartidária, a ser ratificada pela Câmara, antecipa possível análise do tema na Suprema Corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Em um cada vez mais raro acordo entre os dois grandes partidos dos Estados Unidos em uma pauta de costumes, o Senado do país aprovou nesta terça-feira (29) o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O texto, que recebeu 61 votos a favor e 36 contra, precisa voltar para a Câmara e ser sancionado pelo presidente Joe Biden, mas a aprovação já é dada como certa.

Até aqui, esse tipo de união é garantido pela jurisprudência da Suprema Corte, e a aprovação da pauta no Congresso, transformando o direito em lei, era considerada essencial para proteger o dispositivo.

Ativistas LGBTQIA+ em protesto em frente à Suprema Corte dos Estados Unidos, em Washington
Ativistas LGBTQIA+ em protesto em frente à Suprema Corte dos Estados Unidos, em Washington - Jonathan Ernst - 8.out.19/Reuters

O debate ganhou corpo após a reversão do direito ao aborto no país, justamente devido a uma mudança de entendimento da Suprema Corte. O movimento abriu caminho para que estados conservadores aprovassem leis impondo restrições ao procedimento.

O caso foi a manifestação mais clara da guinada conservadora do tribunal após o mandato de Donald Trump (2017-2021), que indicou três dos nove juízes atuais da corte. A partir dele os democratas começaram um esforço para, no jargão legal, "codificar" assuntos relevantes —ou seja, transformá-los em lei, o que dá mais peso e dificulta uma reversão por decisão judicial.

Clarence Thomas, indicado pelo presidente George H. W. Bush e considerado o juiz mais conservador da corte, chegou a escrever em junho que o tribunal poderia reanalisar outras decisões, entre as quais a que reconhece o casamento gay e a que permite a compra de métodos anticoncepcionais sem restrições.

Outro motivo de pressa na tramitação do projeto no Congresso foi o resultado das eleições de meio de mandato. Hoje os democratas têm maioria nas duas Casas, mas as midterms definiram que o Partido Republicano, mais conservador, controlará a Câmara a partir do ano que vem.

Ainda assim, no Senado foi essencial o apoio da oposição, com mais de uma dezena de parlamentares da legenda votando a favor da legislação —inclusive alguns que em outros momentos se opuseram a esse direito. Também foi simbólico que a aprovação tenha ocorrido dez dias após um atirador matar cinco pessoas em uma boate gay no Colorado.

A lei aprovada nesta terça também protege o casamento interracial, embora não haja mais questionamento expressivo a esse tipo de união na sociedade americana.

"Os EUA estão prestes a reafirmar uma verdade fundamental: amor é amor, e os americanos devem ter o direito de se casar com a pessoa que amam", disse Biden em comunicado. "Para milhões de americanos, essa legislação salvaguardará os direitos e as proteções aos quais os casais LGBTQIA+ e interraciais e seus filhos têm direito. Também garantirá que, nas próximas gerações, jovens LGBTQIA+ cresçam sabendo que também podem levar uma vida plena e feliz e construir as próprias famílias."

Os esforços para legalizar o casamento igualitário se intensificaram nos anos 1990, sobretudo depois da Lei de Defesa do Matrimônio, de 1996. Sancionado pelo então presidente Bill Clinton, o texto definia que, para o governo federal, o casamento é uma união entre um homem e uma mulher e que nenhum estado era obrigado a reconhecer a validade de uma união homoafetiva autorizada por leis de outro estado.

Foi um baque no movimento pelos direitos civis de populações LGBTQIA+, mas a partir dele as vitórias vieram aos poucos. Em 2003, a Suprema Corte derrubou a chamada lei da sodomia do Texas e considerou inconstitucionais projetos similares em outros estados —à época, 14 deles de alguma forma puniam relações homossexuais.

Naquele mesmo ano, Massachusetts foi o primeiro estado a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, abrindo caminho para uma série de leis pelo país, ainda que o tema tivesse oposição do então presidente, George W. Bush.

A decisão da Suprema Corte reconhecendo o casamento gay só viria em 2013. Na ocasião, o tribunal considerou inconstitucional a Lei de Defesa do Matrimônio, em decisão primeiro limitada a 13 estados e à capital, Washington; dois anos depois, definiu-se a união igualitária como direito constitucional aplicável em todos os 50 estados.

O projeto aprovado pelo Senado nesta terça enterra de vez a lei de 1996 e estabelece no lugar a Lei do Respeito ao Matrimônio, que não força estados a celebrarem casamentos gays, mas os obriga a reconhecer essas uniões e garante o reconhecimento federal de casamentos independentemente do sexo, da cor da pele ou da etnia das pessoas envolvidas.

A aprovação mostra como a pauta mudou na política americana nos últimos tempos. Mesmo senadores conservadores e de estados fortemente republicanos manifestaram apoio à medida. Mitt Romney, de Utah, candidato a presidente em 2012, derrotado por Barack Obama, foi um deles.

"Embora eu acredite no casamento tradicional, Obergefell [nome da decisão da Suprema Corte de 2015] é e tem sido a lei na qual os indivíduos LGBTQ confiam", disse. "Essa legislação oferece segurança a muitos LGBTQ americanos e sinaliza que o Congresso —e eu– estima e ama todos os nossos concidadãos igualmente."

O texto já havia passado pela Câmara em junho, mas o Senado esperou as midterms para votá-lo. Parlamentares conservadores conseguiram incluir um artigo dizendo que organizações religiosas não são obrigadas a celebrar casamentos gays e que a lei não autoriza o governo federal a reconhecer uniões poliafetivas —entre três ou mais pessoas.

Em nota, o Freedom For All Americans, grupo que advoga pelos direitos das populações LGBTQIA+, afirmou que a lei dá estabilidade a casais de mesmo sexo e representa uma vitória significativa, mas que é preciso avançar e passar leis que proíbam a discriminação em outros aspectos. O Freedom to Marry, outro grupo da sociedade civil, afirmou que o apoio bipartidário "reflete o apoio majoritário à liberdade do casamento em todo o país".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.