Descrição de chapéu União Europeia

Foi como um tsunami, diz vizinha de aquário que explodiu em Berlim

Localizado em hotel no centro da cidade, estrutura era uma das maiores do mundo e armazenava mais de 1.500 peixes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Petrópolis (RJ)

Marielle Tierney, 46, achou que uma bomba tivesse caído perto de seu apartamento ao ser acordada por uma explosão por volta das 5h40 desta sexta-feira (16). Vizinha do hotel Radisson Blu em Berlim, o que ela ouviu foi o som de um aquário de 16 metros de altura se rompendo e espalhando mais de mil toneladas de água e detritos em uma rua no movimentado distrito de Mitte, no centro da cidade.

Mergulhadores limpam o AquaDom, aquário localizado no hotel Radisson, no centro de Berlim; estrutura se rompeu nesta sexta-feira (16) - Kay Nietfeld - 10.mai.11/DPA/AFP

"Nosso apartamento fica no mesmo complexo que o hotel, então [o barulho] foi alto", diz a americana, que atua como voluntária recebendo refugiados ucranianos na estação central de trem de Berlim, em email à Folha. O complexo de lazer abriga ainda um museu, lojas e restaurantes, além do aquário —que, chamado de AquaDom, era a maior estrutura cilíndrica independente do mundo, segundo a administração.

Tierney conta que, assim que acordou, abriu a porta de sua varanda e se deparou com seguranças indo de um lado para o outro. Demorou cerca de cinco minutos para a polícia e os bombeiros chegassem ao local. Cem socorristas foram acionados, segundo a polícia.

A princípio, a névoa era tanta que ela mal conseguia enxergar o entorno. Foi só quando o vapor se dissipou e o sol nasceu que a devastação ficou visível, prossegue Tierney. Vários dos restaurantes do complexo foram destruídos, e a garagem de seu prédio foi alagada, assim como as unidades de armazenamento localizadas no subsolo. "Tentei salvar alguns dos meus pertences, mas vamos ver", diz.

A americana compara a situação aos danos causados por um tsunami e afirma estar aliviada que não houve mortes. "Tenho certeza de que haveria se [a explosão] tivesse acontecido mais tarde."

A fala é semelhante à da prefeita de Berlim, Franziska Giffey, que em entrevista à emissora RBB afirmou que se o incidente tivesse acontecido apenas uma hora depois, "provavelmente teríamos perdas humanas terríveis para relatar".

Duas pessoas foram feridas por estilhaços após a explosão, incluindo um funcionário do Radisson. Enquanto isso, cerca de 350 hóspedes do hotel deixaram o local a pedido das equipes de emergência, que temem danos estruturais. Como a temperatura do exterior estava em torno de -7°C pela manhã, ônibus foram enviados para acolhê-los.

Em um email enviado aos membros de seu clube de vantagens, a rede Radisson afirmou que o hotel ficará fechado indefinidamente. A companhia Aquadom, que operava um elevador no centro do aquário, também anunciou que suspendeu suas atividades por enquanto.

A causa da explosão ainda é desconhecida, mas uma das suspeitas das autoridades é de que as baixas temperaturas tenham provocado rachaduras na estrutura, que acabou cedendo à pressão das mil toneladas de água.

Segundo as autoridades, todos os 1.500 peixes que viviam no aquário morreram. Agora, bombeiros e funcionários do complexo de lazer onde a estrutura ficava tentam salvar outros 500 peixes menores que estão alojados em aquários sob o saguão do hotel. Isso porque a explosão afetou a energia do edifício, e a falta de eletricidade interrompeu o fornecimento de oxigênio necessário para a sobrevivência dos animais.

O AquaDom foi fechado para reformas em outubro de 2019. Devido à Covid, seguiu fechado por quase três anos, até junho deste ano. Segundo a empresa que o administra, o aquário abriga espécies que vão de peixes-palhaços, como o do filme "Procurando Nemo", a cavalos-marinhos, águas-vivas e arraias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.