Forças da China e da Índia voltam a se enfrentar no Himalaia

Relatos são de confronto menor em região disputada; conflito matou dezenas em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Forças da China e da Índia voltaram a se enfrentar em uma das regiões disputadas pelas duas potências nucleares no Himalaia, cadeia de montanhas que concentra os maiores picos do planeta.

Segundo os relatos que pipocam na imprensa indiana, ainda sem confirmação de ambos os governos, houve feridos entre as forças rivais em Tawang, no estado indiano de Arunachal Pradesh.

Caça MiG-29 da Força Aérea Indiana em patrulha na região disputada de Ladakh
Caça MiG-29 da Força Aérea Indiana em patrulha na região disputada de Ladakh - Mohd Arhann Archer - 9.set.20/AFP

O embate ocorreu em um dos passos de montanha entre a área e a China, que reivindica todo o estado como parte do Tibete do Sul. Confirmadas as baixas, trata-se do mais grave incidente entre os países desde que soldados se enfrentaram na fronteira na região indiana de Ladakh, em 2020.

Naquela ocasião, houve dezenas de mortos, números que variam de 24 a mais de 60, a depender da fonte. Oficialmente, foram 20 indianos e 4 chineses. Ao todo, há quase 3.500 km de fronteiras entre os dois gigantes asiáticos, lares de 2,8 bilhões dos 8 bilhões de humanos.

Diversos pontos dessas áreas são disputados em um conflito relativamente congelado desde 1962, quando Pequim derrotou Nova Déli numa guerra limitada. Até o incidente de 2020, a última morte de militares havia ocorrido em 1975.

A escaramuça ocorreu, de acordo com a mídia indiana, na sexta-feira (9). O jornal Times of India fala em seis indianos feridos e talvez o dobro de chineses, mas não é possível aferir. Blogueiros chineses apontam para um "confronto sério", por sua vez.

Desde o episódio de 2020, houve diversas tentativas de acomodação. Tanto chineses quanto indianos têm bombas atômicas, que Nova Déli desenvolveu inicialmente para ameaçar seu rival existencial, o Paquistão, retirado da outra costela da antiga Índia Britânica em 1947. Islamabad também fez sua bomba, e ambos os países mantêm um equilíbrio no setor, com choques eventuais. Mas o Paquistão afastou-se dos EUA ao longo dos anos, tornando-se um protetorado político e militar da China, o que preocupa a Índia.

Já Pequim vê com apreensão a aproximação grande entre indianos e americanos, simbolizada na aliança do grupo anti-China Quad, que tem a participação também de Austrália e Japão e visa conter a assertividade chinesa.

Nos dois últimos anos, a Índia acelerou a compra de caças franceses Rafale e remanejou seis divisões do Exército da fronteira paquistanesa para Ladakh. Geopoliticamente, a salada fica mais complexa no contexto da Guerra Fria 2.0 em curso com Pequim e Washington em polos rivais.

Tanto China como Índia fazem parte do Brics, com Rússia, Brasil e África do Sul, e Nova Déli mantêm boa relação com o Kremlin, rejeitando as sanções decorrentes da Guerra da Ucrânia e buscando bons negócios na área energética.

Ao mesmo tempo, os indianos são compradores contumazes de armas russas, o que pode mudar devido a seu embate com a China e ao temor de retaliação ocidental, num momento de grande proximidade com Washington. Já Pequim, maior aliada de Vladimir Putin, tem trocado sinalizações com o governo de Joe Biden enquanto aumenta a sinergia militar com os russos.

Do ponto de vista convencional, China (2 milhões de soldados) e Índia (1,4 milhão) têm os dois maiores efetivos militares do mundo. Chineses tiveram em 2021 o segundo maior orçamento de defesa, atrás dos EUA, e indianos ficaram em quarto, quase empatados com os britânicos, em terceiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.