Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Putin acusa Ucrânia e Ocidente de travarem paz e diz que Rússia está na direção certa

Kremlin diz que vai lutar até que todos objetivos sejam alcançados, enquanto Kiev afirma que não vai descansar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters

A Rússia está pronta para negociar com todas as partes envolvidas na Guerra da Ucrânia, mas Kiev e o Ocidente se recusam a se envolverem em negociações, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista transmitida neste domingo (25).

A invasão da Ucrânia pela Rússia há dez meses desencadeou o conflito europeu mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, e o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962.

Não há, até agora, fim à vista para a guerra.

Soldados ucranianos em Bakhmut, na Ucrânia - Clodagh Kilcoyne - 24.dez.212/Reuters

O Kremlin diz que vai lutar até que todos os seus objetivos sejam alcançados, enquanto Kiev afirma que não vai descansar até que todos os soldados russos sejam expulsos de todo o seu território, incluindo a Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

"Estamos prontos para negociar com todos os envolvidos sobre soluções aceitáveis, mas isso é com eles —não somos nós que nos recusamos a negociar, são eles", disse Putin à televisão estatal Rossiya 1.

O diretor da CIA, William Burns, disse este mês que, embora a maioria dos conflitos termine em negociação, a avaliação da CIA é que a Rússia ainda não leva a sério as conversas.

Um assessor do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que Putin precisava voltar à realidade e reconhecer que era a Rússia que não queria negociações.

"A Rússia atacou sozinha a Ucrânia e está matando cidadãos", escreveu no Twitter Mikhailo Podoliak. "A Rússia não quer negociações, mas tenta evitar responsabilidades."

"Nenhuma outra escolha"

Ataques da Rússia a instalações de geração de energia desde outubro deixaram milhões de ucranianos sem aquecimento e água.

"A ameaça de ataques aéreos e de mísseis inimigos em instalações críticas de infraestrutura permanece em todo o território da Ucrânia", disse o estado-maior das Forças Armadas ucranianas em uma atualização no Facebook.

As tropas russas bombardearam dezenas de cidades e posições ao longo da linha de frente, causando baixas civis na região sul de Kherson. Moscou nega que tenha como alvo civis.

Segundo Putin, a Rússia está agindo na "direção certa" na Ucrânia porque o Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, está tentando separar a Rússia.

"Acredito que estamos agindo na direção certa, estamos defendendo nossos interesses nacionais, os interesses de nossos cidadãos, nosso povo. E não temos outra escolha a não ser proteger nossos cidadãos", afirmou Putin.

Questionado se o conflito geopolítico com o Ocidente estava se aproximando de um nível perigoso, Putin disse: "Não acho que seja tão perigoso".

Putin disse que o Ocidente começou o conflito em 2014 ao derrubar um presidente ucraniano pró-Rússia nos protestos da Revolução de Maidan.

Logo depois, a Rússia anexou a Crimeia e as forças separatistas apoiadas pela Rússia começaram a lutar no leste da Ucrânia.

"Na verdade, o fundamental aqui é a política de nossos oponentes geopolíticos que visa separar a Rússia, a Rússia histórica", disse Putin.

Putin descreve o que chama de "operação militar especial" na Ucrânia como um divisor de águas quando Moscou finalmente enfrentou um bloco ocidental que ele diz estar tentando destruir a Rússia desde o colapso da União Soviética, em 1991.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que Putin não tem justificativa para o que classificam como uma guerra de ocupação de estilo imperial.

Putin descreveu a Rússia como um "país único" e disse que a grande maioria de seu povo está unida para defendê-la.

"Quanto à parte principal —99,9% de nossos cidadãos, nosso povo que está pronto para dar tudo pelos interesses da Pátria— não há nada incomum para mim aqui", disse Putin.

"Isso só mais uma vez me convence de que a Rússia é um país único e que temos um povo excepcional. Isso foi confirmado ao longo da história da existência da Rússia."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.