Descrição de chapéu Partido Republicano

Câmara dos EUA elege McCarthy para presidente após 4 dias de pior impasse em 164 anos

Deputado assume enfraquecido depois de fazer várias concessões para conquistar votos de ala radical dos republicanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Depois de quatro dias e 15 votações, em um impasse que não era visto há 164 anos, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos finalmente elegeu, na madrugada deste sábado (7), seu novo presidente.

O deputado republicano da Califórnia Kevin McCarthy, 57, comandará a Casa pelos próximos dois anos. Sua gestão deve abrir investigações sobre diferentes aspectos do governo do presidente Joe Biden e complicar a agenda do governo federal no Legislativo —ainda que os democratas tenham controle do Senado. Deve ainda abrir um espaço generoso à ala ultradireitista do Partido Republicano.

O presidente eleito da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, sorri com o martelo que simboliza o cargo - Olivier Douliery - 7.jan;23/AFP

A legenda, que alcançou maioria na Câmara após as eleições legislativas de novembro, vivia um racha que travou a Casa desde terça-feira (3), quando deveria ter começado a nova legislatura. Das 434 cadeiras hoje ocupadas (de um total de 435), os republicanos têm 222. Em tese, como ocorre na política americana, deveriam conseguir eleger sem sustos o nome que substitui a democrata Nancy Pelosi na presidência. O candidato natural para isso era McCarthy, líder da legenda na Câmara.

Mas o deputado enfrentou forte oposição do Freedom Caucus (bancada da liberdade), grupo republicano ultraconservador, e, se podia ter apenas 4 dissidências para alcançar a barreira dos 218 votos e ser eleito, viu 20 colegas votarem contra ele na maior parte das 11 sessões de humilhação pública a que foi exposto até quinta-feira (5).

Foi o pior cenário em eleições à presidência da Casa desde 1859, quando a conclusão demandou dois meses e 44 votações —deputados precisam votar quantas vezes for necessário até um vencedor obter maioria.

Resoluto, porém, McCarthy cedeu o que tinha e o que não tinha à bancada radical, irritando republicanos moderados. Com as concessões, chegou a esta sexta virando até 15 votos a seu favor nas rodadas realizadas à tarde e ficou próximo de ser eleito, chegando a dizer à CNN que tinha a certeza da vitória.

A sessão depois foi adiada para as 22h (0h em Brasília), e na 14ª rodada ele ainda sofreu mais uma derrota, indicando o rompimento de algum acordo —com quatro votos em outros republicanos e duas abstenções. Ao final, houve momentos tensos com Matt Gaetz, um dos que se abstiveram; McCarthy foi até ele no plenário, aparentemente tentando fazê-lo mudar de ideia, com as imagens de uma conversa pouco amistosa sendo transmitidas ao vivo pela TV.

A decisão firme de Gaetz, que em dias anteriores chegou a indicar Donald Trump para presidente da Casa, provocou ainda uma segunda discussão, na qual um deputado chegou a ser puxado pelo rosto ao ser contido por um colega. As cenas tragicômicas se estenderiam ainda na votação de uma moção para adiar a sessão para segunda-feira (9). Ao todo, 218 republicanos foram a favor, mas momentos antes de o resultado ser confirmado McCarthy foi até a frente do plenário e convocou colegas a mudar o voto, sinalizando que um novo acordo havia sido firmado para a 15ª rodada de votação.

Nela, enfim chegou-se ao resultado. Com 6 abstenções, o deputado da Califórnia pôde ser eleito com uma maioria menor, de 216, contra 212 votos para o líder democrata, Hakeem Jeffries.

A vitória, porém, custou caro a McCarthy, que deve assumir como um líder enfraquecido. A imprensa política americana dá conta das promessas que ele teria feito aos republicanos radicais que eram resistentes ao seu nome. Segundo a CNN, ele teria prometido que qualquer parlamentar possa propor uma moção para destituir o presidente da Câmara; que seu grupo político não vai disputar as primárias pela candidatura republicana em distritos seguros para os conservadores; que vai pautar projetos sobre segurança nas fronteiras e de limitação ao número de mandatos de um deputado; mudar o teto de gastos da Casa; ampliar a participação do Freedom Caucus em comitês, inclusive o que regula o regimento; e aumentar o número de emendas possíveis a projetos de lei —entre outros pontos.

"Não confiamos em McCarthy com poder, porque sabemos como ele o usará", disse Gaetz. Ainda assim, o guru dessa ala radical, Trump, celebrou o resultado, tentando inclusive levar o crédito por ele. "Obrigado, Kevin. Foi uma honra", escreveu na legenda de um vídeo em que o deputado o agradecia.

Pouco após a votação, o presidente Joe Biden divulgou nota parabenizando McCarthy. "Estou preparado para trabalhar com os republicanos quando puder, e os eleitores deixaram claro que esperam que os republicanos também estejam preparados para trabalhar comigo. Agora que a liderança da Câmara foi decidida, é hora de esse processo começar", disse. Mais tarde, os dois se falaram pelo telefone.

Depois da eleição, finalmente os deputados eleitos tomaram posse. "Temos que colocar os EUA de volta aos trilhos. É hora de exercer controle sobre as políticas do presidente", disse o novo presidente da Casa antes de prestar juramento, negando que será um presidente enfraquecido; segundo ele, os acordos foram bons e "fortaleceram os deputados".

McCarthy foi eleito pela primeira vez para a Câmara em 2006 e rapidamente galgou espaço na política interna da legenda. No começo da carreira era tido como representante da ala jovem moderada, os "young guns" (armas jovens), e chegou a lançar um livro com esse título clamando por mais consenso bipartidário para avançar pautas importantes para o país.

No governo Trump, porém, foi se aproximando da agenda conservadora e se transformou em forte aliado do presidente. Dias após a eleição de 2020, ainda durante a apuração, chegou a dizer à Fox News que o republicano havia vencido, antes de o resultado oficial apontar Biden como vencedor.

A maré virou na sequência da invasão do Capitólio, quando uma multidão insuflada por Trump tentou impedir à força a confirmação da vitória de Biden. McCarthy se voltou contra o então presidente, chegou a pedir sua renúncia e fez um discurso duro no púlpito da Câmara em que afirmou que Trump era responsável pelo ataque —que, nesta sexta, completou dois anos, em data que passou quase despercebida no Congresso devido justamente ao racha republicano.

"Dois anos atrás, os insurgentes não conseguiram tomar o Capitólio", escreveu o democrata Eric Swalwell no Twitter. "Nesta noite, McCarthy os deixou assumir o Partido Republicano."

Habilidoso politicamente, porém, o líder soube ler o cenário e se reaproximou do ex-presidente, inclusive jogando na fogueira seu antigo braço direito, Liz Cheney —que votou pelo impeachment do republicano e integrava a comissão do Congresso que investigou o 6 de Janeiro.

A gestão McCarthy deve abrir uma série de investigações contra o governo Biden, conforme lista de prioridades que ele divulgou em dezembro. A primeira deve ser contra o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, mirando a crise de imigração na fronteira com o México.

A lista se estende ainda para a influência da China nos EUA; as origens do coronavírus; a retirada de tropas americanas do Afeganistão; os negócios de um dos filhos do presidente, Hunter Biden; o que ele considera limitação à liberdade de expressão por empresas de tecnologia e o que chama de doutrinação nas escolas.

Erramos: o texto foi alterado

A eleição para a presidência da Câmara dos EUA foi decidida na madrugada, não na noite deste sábado (7), como dizia versão anterior do texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.