Descrição de chapéu América Latina

ELN nega integrar acordo de cessar-fogo anunciado por Petro na Colômbia

Presidente havia dito que medida fora acertada com os cinco principais grupos armados do país latino-americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A guerrilha ELN (Exército de Libertação Nacional) negou nesta terça-feira (3) integrar o acordo de cessar-fogo com grupos armados anunciado pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na véspera do Ano-Novo.

Em comunicado, o ELN afirmou que sua delegação nas tratativas não debateu com o governo do esquerdista nenhuma proposta bilateral de cessar-fogo. Com a indicação de que a guerrilha não participou da mesa de diálogo, o texto chama o acordo de medida unilateral.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, durante discurso para militares na capital Bogotá - Daniel Munoz - 6.dez.22/AFP

"No último ciclo de diálogo realizado na Venezuela e concluído em 12 de dezembro, acordou-se apenas a institucionalização da mesa [de conversas] e o início de ajustes em uma agenda a ser levada a consultas —tanto do presidente quanto do Comando Central [do ELN]", afirma a nota.

O grupo diz ainda que somente aceitará discutir um possível cessar-fogo após finalizados os termos da negociação, o que deve ocorrer no México, país que sediará a próxima etapa das conversas.

No Twitter, Petro afirmou no último sábado (31), já madrugada de domingo no Brasil, que o acordo de seis meses englobava os cinco principais grupos armados do país —além do ELN, a Segunda Marquetalia, o Estado-Maior Central, as Autodefesas Unidas da Colômbia e as Autodefesas de Serra Nevada.

O político, ele próprio um ex-guerrilheiro, do M-19, prometeu acabar com o conflito civil na nação andina, que já dura quase seis décadas e deixou pelo menos 450 mil mortos entre 1985 e 2018.

Segundo o jornal local El Tiempo, após o anúncio do ELN, Petro convocou uma reunião extraordinária com os ministérios do Interior e da Defesa e o Alto Comissariado para a Paz. Entre as medidas a serem debatidas estaria a retomada de operações militares contra o ELN.

No início de dezembro, a guerrilha declarou uma trégua unilateral de nove dias durante o período de Natal, de 24 daquele mês até a última segunda-feira (2).

Em entrevista à Folha em Brasília, onde esteve para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Petro descreveu o acordo como audaz. Ele lembrou que já fez convites para países como Chile, Noruega, México e Cuba integrarem mesas de diálogo com os grupos armados e reforçou que o Brasil também será chamado para participar.

Considerada a última guerrilha em atividade na Colômbia, o ELN nasceu nos anos 1960 e é conhecido por ter, desde então, apego mais sistemático a ideias marxistas. Sua atuação se concentrou em sequestros, extorsões e participação no narcotráfico. O fim das Farc, por meio de um acordo com o Estado, abriu novas rotas, facilitando a entrada do grupo em território venezuelano, onde hoje possui quartéis e acampamentos de treinamento.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.