Ex-chanceler Celso Amorim é nomeado assessor especial de Lula

Ex-ministro da Defesa no governo de Dilma terá influência na definição da política externa do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O embaixador e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim foi nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assessor-chefe da assessoria especial da Presidência da República. A nomeação do ex-chanceler foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta quarta-feira (4).

Além de chefe do Itamaraty nos dois primeiros governos de Lula, Amorim, já com Dilma Rousseff (PT), esteve à frente do Ministério da Defesa. Ele agora será o principal assessor para relações internacionais, numa posição semelhante à desempenhada por Marco Aurélio Garcia nos primeiros mandatos do petista.

Celso Amorim foi chanceler durante os primeiros governos de Lula e depois tornou-se ministro da Defesa com Dilma - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O ex-chanceler está montando sua equipe com nomes próximos a ele —e deve contar, por exemplo, com quadros como o diplomata Audo Faleiro, que sofreu retaliações durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), rebaixado a cargos de menor importância na diplomacia.

Na noite desta quarta, Amorim compareceu ao Palácio do Itamaraty para a cerimônia de transmissão de cargo da embaixadora Maria Laura da Rocha, que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária-geral do ministério —o segundo da hierarquia da diplomacia brasileira.

Nos bastidores, chegou-se a ventilar que a indicação de Mauro Vieira para o titular das Relações Exteriores seria uma derrota do ex-chanceler, que teria trabalhado para a indicação de Maria Laura, que foi sua chefe de gabinete no Itamaraty. No entanto, o próprio Vieira foi assessor de Amorim.

A nomeação do ex-chanceler como assessor indica que ele terá influência na definição da política internacional do Brasil, um dos pontos centrais destacados por Lula para seu terceiro mandato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.