Descrição de chapéu Rússia ataque à democracia

Putin critica violência de bolsonaristas e dá apoio a Lula

Porta-voz do Kremlin segue Biden e outros líderes e condena depredação em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, condenou nesta segunda-feira (9) os atos de violência e depredação promovidos por bolsonaristas em Brasília no domingo (8).

"Condenamos da maneira mais firme as ações dos instigadores de distúrbios e apoiamos plenamente o presidente Lula da Silva", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em sua fala diária a repórteres.

Então no seu primeiro mandato como presidente, Lula visita Putin no Kremlin em 2005
Então no seu primeiro mandato como presidente, Lula visita Putin no Kremlin em 2005 - Eduardo Knapp - 19.out.05/Folhapress

Assim, Putin segue a posição de seu rival geopolítico Joe Biden, o presidente americano que considerou a depredação da sede dos Três Poderes como "ultrajante". Outros líderes ocidentais fizeram o mesmo.

Pouco antes do segundo turno do pleito presidencial, a Folha questionou Putin em Moscou acerca de como ele via o processo eleitoral brasileiro. Ele foi diplomático, dizendo que manteria boas relações com o Brasil fosse o vencedor Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nos bastidores, integrantes do governo russo diziam preferir a vitória de Bolsonaro por considerá-lo mais manipulável e menos experiente do que Lula.

Na prática, contudo, ambos os rivais brasileiros mantinham a mesma posição em relação ao tema central para a Rússia, a Guerra da Ucrânia: tanto Lula quanto Bolsonaro se posicionaram contra a invasão, mas sustentam a neutralidade brasileira ao não apoiar as sanções ocidentais contra o Kremlin.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.