Coreia do Norte lança mais mísseis antes de fim de treino entre EUA e Seul

Disparos vêm no rastro de sequência de provocações da ditadura desde início de exercícios, dez dias antes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seul | Reuters

A Coreia do Norte disparou uma série de mísseis de cruzeiro nesta quarta-feira (22), penúltimo dia dos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os EUA. Os lançamentos marcam uma sequência de provocações da ditadura comunista desde o início dos treinamentos, há dez dias, os maiores entre as nações aliadas em cinco anos.

Soldados da Coreia do Sul e dos EUA durante exercícios militares conjuntos no campo de treinamento de Pocheon - Jung Yeon-je/AFP

Os disparos foram confirmados pelas Forças Armadas de Seul, que não identificaram, porém, quantos eles eram ou o modelo dos foguetes —a agência de notícias sul-coreana Yonhap afirma que os lançamentos podem ter envolvido mísseis de cruzeiro estratégicos, isto é, com potencial nuclear.

A ação se deu por volta das 10h15, e os mísseis partiram da província de Hamgyong do Sul, no leste norte-coreano.

A Coreia do Sul declarou que, como os demais, estes lançamentos não atrapalharão os exercícios do Escudo da Liberdade, como foi batizado seu treinamento com os EUA.

Nesta quarta, o USS Makin, uma embarcação anfíbia (usada em operações militares que envolvem o desembarque das forças de combate em uma praia ou costa inimiga) atracou em um porto da Coreia do Sul —a marinha americana opera a maior frota de navios do tipo.

Esta é a quarta vez que a Coreia do Norte faz testes de mísseis desde o começo dos treinamentos, no último dia 13. O regime de Kim Jong-un alega que os exercícios entre seus inimigos nada mais são do que um ensaio para uma eventual invasão de seu território.

Trata-se de um ciclo vicioso, já que o governo americano e seus parceiros regionais também alegam agir devido às decisões tomadas pela ditadura.

Pyongyang executou um número recorde de testes de armas em 2022 —foram 90 mísseis balísticos e de cruzeiro lançados ao longo do ano, 23 deles em um único dia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.