Rei Charles é retratado com pulseira indígena em 1ª pintura como monarca

Presente de líder achuar, autor da obra diz que item simboliza comprometimento do monarca com causa ambiental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A primeira pintura do rei Charles 3º desde que ele assumiu o trono foi divulgada nesta quarta-feira (29). Segundo a imprensa britânica, a obra foi encomendada pela revista Illustrated London News para a capa de sua edição especial sobre a coroação do monarca, a ser lançada na quinta-feira.

O retrato a óleo mostra o britânico usando um pulseira dada a ele pelo líder indígena achuar Domingo Peas recentemente —os dois se encontraram no Palácio de Buckingham em fevereiro. De acordo com o tabloide britânico Daily Express, o acessório foi incluído na obra para simbolizar o comprometimento de Charles com a crise do clima e a sustentabilidade ambiental.

pintura de homem branco de cabelos brancos de terno azul e gravata rosa com uma das mãos no bolso
Retrato do rei Charles 3º do Reino Unido, de autoria de Alastair Barfor - Reprodução

O autor da pintura é o artista britânico Alastair Barford, que teve duas semanas para terminá-la. Bolsista de um programa patrocinado pela rainha Elizabeth 2ª, ele chegou a retratá-la em 2015, quando ela se tornou a soberana há mais tempo no trono da história do Reino Unido.

Embora Charles não tenha posado para o retrato, o artista pôde estudar o rei durante o evento em que ele se reuniu com Peas, um encontro em prol da biodiversidade realizado no Palácio de Buckingham em fevereiro. Também teve acesso a várias fotografias tiradas na ocasião.

Em entrevistas, Barford disse que a tarefa que assumiu foi ao mesmo tempo honrosa e assustadora. "É uma grande responsabilidade pintar o retrato de alguém que significa tanto para tanta gente. Quis capturar seu espírito cálido e sua sensibilidade, e a empatia que ele demonstrou ao interagir com outras pessoas", afirmou.

A divulgação do retrato se dá antes da primeira viagem oficial do soberano, para a Alemanha, já nesta quarta.

Erramos: o texto foi alterado

O sobrenome do líder indígena Domingo Peas foi grafado incorretamente em versão anterior deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.