Descrição de chapéu Itália

Alpinista morre após ser atacado por urso na Itália

Andrea Papi foi surpreendido por animal na região de Trentino; especialistas criticam ausência de políticas preventivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roma | AFP

Um homem de 26 anos morreu depois de ser atacado por um urso na Itália. Andrea Papi estava em uma área montanhosa perto da cidade de Caldes, na região de Trentino, quando foi surpreendido pelo animal.

Segundo os investigadores, ele tentou se defender com seus bastões de caminhada, mas não conseguiu impedir o ataque. Como o homem não voltou para casa, familiares pediram ajuda aos bombeiros. Socorristas encontraram o corpo numa ravina, com feridas profundas no pescoço, braços e estômago.

Andrea Papi, alpinista morto após ser atacado por urso no nordeste da Itália - Reprodução/Redes sociais

O ataque aconteceu na quarta-feira (5) e foi divulgado nesta sexta. Análises de DNA devem identificar a espécie de urso que matou Andrea.

Este não é o primeiro ataque do gênero na região. Em março, outro homem foi surpreendido por um urso perto do local onde Andrea foi morto. Os incidente intensificaram debates sobre a segurança dos moradores, já que esses animais são numerosos por lá.

Os ursos foram reintroduzidos na província autônoma de Trento entre 1996 e 2004. Em 2021, 69 espécies foram registradas na área. Moradores e especialistas pedem a identificação e o monitoramento dos animais.

Annamaria Procacci, da Associação Nacional de Proteção aos Animais, criticou a ausência de políticas preventivas.

"O homem não é uma presa para o urso. Pelo contrário, o urso é um animal particularmente medroso que se mantém afastado dos humanos", afirmou. Ela disse lamentar a falta de esforços para impedir o acesso a áreas onde há fêmeas com filhotes.

A ONG WWF defendeu a remoção do urso que matou o alpinista. "Isso reduziria os riscos de outros incidentes semelhantes e poderia melhorar a aceitação da espécie pela população", informou.

Estima-se que existem de 120 a 200 ursos na Itália, principalmente em Trentino e Abruzzo. Este é o primeiro incidente fatal registrado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.