Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Putin e Zelenski visitam regiões reivindicadas pela Rússia na Ucrânia

Passagens dos dois presidentes ocorrem em meio a temor de novas ofensivas de ambos os lados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, viajou nesta segunda (17) a partes da Ucrânia que a Rússia afirma ter anexado. Segundo o Kremlin, o líder russo foi às regiões de Kherson, onde participou de uma reunião de comando militar, e Lugansk, onde visitou um quartel-general da guarda nacional.

Putin sentado à mesa com três homens em uniformes camuflados; ao fundo, bandeira da Rússia
Putin conversa com líderes militares na região de Kherson - Presidência da Rússia via AFP

Putin ouviu relatos de comandantes das forças aéreas e do grupo militar de Dnieper, bem como de outros oficiais superiores que o informaram sobre a situação nas regiões de Kherson e Zaporíjia. Com Lugansk, elas formam três das quatro áreas que a Rússia declarou ter anexado em setembro passado.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais rejeitam as anexações, uma vez que as forças russas controlam parcialmente as regiões. As tropas de Putin, por exemplo, retiraram-se da cidade de Kherson em novembro e vêm reforçando suas posições na margem oposta do rio Dnipro, em antecipação a uma contra-ofensiva.

Vários líderes ocidentais foram a Kiev desde a invasão das forças russas, há 14 meses, para se reunir com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. Já Putin raramente visita partes da Ucrânia sob controle da Rússia —no mês passado, ele visitou a Crimeia, anexada em 2014, e a cidade de Mariupol, subjugada pelas forças de Moscou depois de ter sido reduzida a ruínas.

Zelenski, por sua vez, visitou a cidade de Avdiivka, na região de Donetsk, considerada um dos principais alvos da última ofensiva russa. De acordo com um vídeo divulgado por seu gabinete, o presidente ucraniano se reuniu com soldados, distribui prêmios e visitou feridos em um hospital.

"Tenho a honra de estar aqui hoje, para agradecer por seu serviço, por defender nossa terra, a Ucrânia, nossas famílias", disse Zelenski. "Desejo apenas a vitória. É isso que desejo a todos os ucranianos, isso é muito importante para todos nós."

A Rússia diz que sua "operação militar especial" na Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro do ano passado, foi necessária para proteger sua segurança contra o que vê como um Ocidente hostil e agressivo.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais, por sua vez, afirmam que a Rússia está travando uma guerra não provocada com o objetivo de conquistar território. Uma ofensiva de inverno das forças de Putin não conseguiu fazer muitos progressos, e as tropas foram retidas em uma série de batalhas no leste e no sul, onde os avanços foram incrementais e tiveram um custo enorme para ambos os lados.

Uma contra-ofensiva ucraniana é esperada há muito tempo, após meses de uma guerra de atrito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.