Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Ocidente esquece lições da Grande Guerra Patriótica e repete erros do passado

Neste 9 de maio, a Rússia celebra o 78º aniversário do Dia da Vitória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alexei Labetski

Embaixador da Rússia no Brasil

No dia 9 de maio de 2023, a Rússia celebra o 78º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica.

Durante esses anos, nasceram novas gerações, e o mapa político do mundo mudou. A União Soviética, que conquistou, com o sangue de dezenas de milhões dos seus cidadãos, a vitória grandiosa sobre o nazifascismo —a peste marrom da Europa—, sacrificando-se para salvar o mundo, já pertence à história.

Portanto, esta data é sagrada para cada cidadão do nosso país, porque quase não há famílias que não perderam algum parente naquela guerra. Cada um deles é um herói para seus descendentes, um defensor que pagou um preço altíssimo para trazer a paz às nossas terras.

Militares russos marcham durante parada pelo Dia da Vitória em Rostov-on-Don
Militares russos marcham durante parada pelo Dia da Vitória em Rostov-on-Don - AFP

Hoje observamos no "Ocidente coletivo" as tentativas maliciosas de reverter e adulterar a história da nossa luta contra o nazismo, fazendo heróis de vilões e vice-versa e manchando o sacrifício de russos, belarussos, armênios, cazaques, georgianos e outros povos da União Soviética que lutaram "ombro a ombro" durante 1.418 dias sangrentos e horrorosos, mas repletos de honra e orgulho.

A mais recente onda desse revisionismo surgiu na Ucrânia com as primeiras assim chamadas "revoluções coloridas", organizadas e financiadas por Washington. Um dos pilares dessa nova ordem pós-revolucionária era a destruição total da memória sobre os feitos da URSS, sobretudo o papel do país na libertação da Europa da ideologia perversa do nazifascismo.

Então, não é por acaso que os membros de organizações neonazistas da Ucrânia ocidental, em ato de pura covardia, derrubaram ao longo dos últimos anos com tanto prazer os monumentos erguidos em homenagem aos bravos combatentes e trabalhadores da União Soviética. Quando o povo esquece sua história, torna-se muito fácil enganá-lo e converter o pensamento para ideologias destrutivas.

Os planos bárbaros dos nazistas foram derrubados em 1945 principalmente pelo povo soviético e pelos aliados, que defenderam a liberdade, a independência da pátria e a identidade dos seus cidadãos, acabaram com as práticas criminosas de extermínio dos povos e os livraram da escravidão.

Devemos entender claramente que qualquer tentativa de revisar a contribuição do nosso país para a Grande Vitória significa, na verdade, apologia dos crimes do nazismo e abertura de um caminho para o renascimento de sua ideologia mortal, algo que observamos atualmente em muitos países da Europa que se declaram um "paraíso". O abandono das lições da história leva à repetição de terríveis tragédias.

A prova disso são os crimes contra civis: limpeza étnica e ações punitivas organizadas por neonazistas na Ucrânia. É contra esse mal que nossos guerreiros lutam bravamente, ombro a ombro.

Defenderemos firmemente a verdade com base em fatos históricos documentados. Continuaremos a falar honestamente e sem preconceitos sobre os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Esse também é o objetivo de um projeto de grande escala para criar na Rússia a maior coleção de documentos de acervo, filmes e materiais fotográficos sobre a história da Segunda Guerra Mundial e do período pré-guerra.

E hoje a nossa posição permanece inalterada: não pode haver justificativa para os atos criminosos dos cúmplices nazistas e de seus aliados, esses crimes não prescrevem. Portanto, causa estranheza quando em vários países aqueles que se difamaram com a cooperação com os nazistas são subitamente equiparados a veteranos da Segunda Guerra. Consideramos inaceitável igualar libertadores e ocupantes. E só podemos considerar a glorificação dos nazistas uma traição à memória de nossos pais e avós, uma traição aos ideais que uniam os povos na luta contra o nazismo.

Neste contexto, agradecemos muito ao Brasil e ao seu povo por sua postura firme quanto à proteção e à defesa da história verdadeira da Segunda Guerra Mundial, pois é o único país da América Latina que lutou contra o nazismo em campos de guerra. Os veteranos da Força Expedicionária Brasileira são conhecidos e respeitados na Rússia como verdadeiros heróis da sua pátria. A cobra fumou!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.