Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2010 - 19h38

Bomba mata cinco e fere 20 antes de show de dança na Rússia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos cinco pessoas morreram e 20 ficaram feridas nesta quarta-feira numa explosão em frente ao edifício vizinho do Palácio de Cultura e Esportes de Stávropol, no sudoeste da Rússia, às 18H45 local (11H45 de Brasília), segundo autoridades.

A explosão ocorreu 15 minutos antes do show de um grupo folclórico do Cáucaso.

Eduard Korniyenko/Reuters
Funcionários do Ministério do Interior no local onde ocorreu a explosão que matou cinco pessoas
Funcionários do Ministério do Interior no local onde ocorreu a explosão que matou cinco pessoas

O Gabinete do Procurador Geral disse em nota que a investigação criminal está sendo conduzida sob as leis relativas ao terrorismo. Stávropol fica numa região etnicamente russa, fronteiriça com as turbulentas repúblicas muçulmanas do norte do Cáucaso. Atentados islâmicos foram registrados anos atrás.

Há alguns meses, rebeldes islâmicos do Cáucaso prometeram levar a violência a várias cidades russas. Em março, homens-bomba mataram 40 pessoas no metrô de Moscou, no pior ataque na Rússia 'propriamente dita' desde 2004.

As autoridades disseram que a bomba continha explosivos numa quantidade equivalente a 200 ou 250 gramas de Trinitrotolueno (TNT) e estava repleto de peças metálicas de 6 a 7 centímetros. A explosão ocorreu 15 minutos antes da apresentação do celebrado grupo tchetcheno Vainakh, muito ligado ao líder rebelde Ramzan Kadyrov, que já posou para fotos com dançarinos.

"Cerca de 15 a 20 minutos antes do começo do concerto ouvimos uma explosão. Vimos que a explosão havia praticamente atirado longe a multidão do lado de fora (...), umas 100 ou 150 pessoas", disse uma testemunha chamada Rustam à rádio Ekho Moskvy.

Dois corpos cobertos por lençóis brancos jaziam diante da sala de concertos de Stávropol, que foi isolada pela polícia. Fontes hospitalares disseram à agência de notícias RIA que havia pelo menos 40 feridos.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, ordenou no ano passado que a região de Stávropol fosse incluída no novo Distrito Federal do Norte do Cáucaso, junto às regiões muçulmanas da Tchetchênia, Daguestão e Inguchétia.

Em 1995, rebeldes tchetchenos fizeram centenas de reféns em um hospital na cidade de Budyonnovsk, que fica na região de Stávropol. Mais de cem civis morreram durante uma frustrada tentativa russa de invadir o local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página