Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2010 - 11h35

Justiça do Iraque confirma resultados das eleições de março

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BAGDÁ

O Tribunal Supremo do Iraque ratificou nesta terça-feira os resultados das eleições legislativas de 7 de março, retirando assim o último obstáculo para a formação do próximo governo.

A Constituição iraquiana determina que o Conselho da Presidência tenha agora 15 dias para convocar a sessão inaugural do Parlamento, durante a qual o líder da maior bancada terá a missão de formar um governo.

Os magistrados deixaram sem ratificar a eleição de dois deputados, sem que isso influencie no resultado das eleições, informou o chefe do Tribunal, Madhat AL Mahmud.

"O Tribunal Supremo decidiu ratificar os resultados das eleições legislativas e adiar o de dois candidatos", declarou Mahmud à imprensa.

A formação do governo será crucial para garantir o processo de saída das tropas americanas, que invadiram o país em 2003 para derrubar Saddam Hussein.

Nas eleições de março, o partido que obteve mais cadeiras foi o do ex-primeiro-ministro laico Iyad Allawi, com 91, contra as 89 do partido encabeçado pelo atual primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki.

Mas Maliki poderia conservar seu cargo, graças a uma aliança com partidos xiitas rivais. O presidente da Corte Suprema confirmou que o líder desta coalizão será o primeiro a quem deve ser confiada à formação do novo governo. Membros do partido de Allawi cobram este direito para seu grupo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página