Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2010 - 02h17

Violações de direitos humanos prosseguem em Honduras, afirma Comissão

Publicidade

DA EFE

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) alertou nesta segunda-feira que os direitos humanos continuam a ser violados em Honduras, segundo relatório preliminar apresentado por um grupo do organismo que visitou o país em maio.

Durante a visita, entre os dias 15 e 19 do mês passado, a Comissão "constatou que prosseguem as violações aos direitos humanos no contexto do golpe de Estado" que depôs o governo do ex-presidente Manuel Zelaya em junho do ano passado.

Segundo a CIDH, há informações sobre o assassinato de várias pessoas, entre elas jornalistas e defensores e defensoras de direitos humanos.

Além disso, defensores de direitos humanos, jornalistas, comunicadores sociais, professores, sindicalistas e membros da Resistência seriam alvo de ameaças e fustigações que não são devidamente investigados.

O organismo autônomo da OEA (Organização dos Estados Americanos), também denunciou no que qualificou como "Observações Preliminares" a militarização da sociedade hondurenha como resultado do golpe de Estado.

De acordo com a entidade, pode ser observado que altos comandantes do Exército ou ex-membros das forças armadas que são alvos de denúncias por participação no golpe de Estado estão ocupando a gerência de dependências públicas de alto nível no governo do presidente Porfirio Lobo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página