Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2010 - 11h03

Croácia prende assassino de ex-premiê da Sérvia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia da Croácia prendeu um fugitivo condenado pelo assassinato em 2003 do primeiro-ministro da Sérvia nesta quinta-feira após um tiroteio, disseram autoridades.

A prisão de Milos Simovic, 30, é um sinal de melhoria da cooperação policial na região.

Simovic foi preso ao tentar atravessar a fronteira da Croácia e a Sérvia, afirmou Krunoslav Borovec, porta-voz policial croata em uma entrevista coletiva em Zagreb.

"Ele (Simovic) não tinha documentos pessoais e estava fisicamente esgotado. Mas sua identidade foi agora confirmado além de qualquer dúvida", disse Borovec.

Em 2007, a Sérvia condenou Simovic, sem a presença dele, a 30 anos de prisão por conspirar para matar o primeiro-ministro Zoran Djindjic. Ele estava foragido até agora.

Djindjic ordenou a extradição do ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic para o tribunal internacional na Holanda em 2001. Ele morreu baleado por um franco-atirador diante da sede do governo, em Belgrado (capital).

A operação foi realizada por agentes públicos de segurança descontentes, paramilitares e membros de gangues criminosas.

Condenados

Dois ex-chefes militares sérvios da Bósnia, culpados de genocídio por seu papel na matança de Srebrenica em 1995, foram condenados nesta quinta-feira em Haia à prisão perpétua pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia.

O ex-tenente-coronel Vujadin Popovic, de 53 anos, e o ex-coronel Ljubisa Beara, de 70 anos, foram reconhecidos culpados por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, e por ter planejado e organizado a execução de mais de 7.000 homens e jovens muçulmanos do leste da Bósnia em julho de 1995.

O massacre em Srebrenica é considerado o maior crime contra a humanidade na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A maioria foi morta enquanto tentava fugir pela floresta e foi assassinada ou capturada e levada para locais de execução antes de ser enterrada em valas comuns.

O Tribunal Criminal Internacional para a Antiga Iugoslávia em Haia sentenciou sete sérvios-bósnios e está julgando outros nove pelas atrocidades em Srebrenica.

O tribunal de crimes de guerra da Bósnia, criado em 2005 para aliviar a sobrecarga sobre a corte sediada em Haia, levou dezenas de sérvios-bósnios a julgamento. Doze foram presos, sete absolvidos e outros sete ainda estão sendo julgados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página