Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2010 - 19h20

Israel se diz disposto a continuar negociações de paz no Oriente Médio e critica o Irã

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado às 19h35.

O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, afirmou nesta quarta-feira que seu país está disposto a avançar no processo de paz e a deixar para trás as tensões das últimas semanas, depois do ataque do Exército israelense a navios que levavam ajuda humanitária à faixa de Gaza no dia 31 de maio.

Barak fez as declarações antes de se reunir com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, com quem discutirá o bloqueio a Gaza e a retomada das conversas diretas entre israelenses e palestinos.

"Estamos totalmente comprometidos a trabalhar junto com a secretária para tentar encontrar a maneira de seguir adiante com o processo de paz em Israel, e deixar de lado todas as dificuldades que surgiram nas últimas semanas", disse Barak.

Por sua parte, Hillary deu as boas-vindas a "um velho amigo", de quem destacou que, "sem dúvida, está profundamente envolvido em cada decisão importante que afeta a segurança de Israel e as perspectivas de paz".

Segundo antecipou o Departamento de Estado, Barak e Hillary devem discutir a situação da Síria e do Irã, e a ameaça para a segurança de Israel que representam os grupos Hamas e Hizbollah.

Vão para Teerã

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, pediu nesta quarta-feira para os ativistas que participam das missões com ajuda humanitária para Gaza levarem o auxílio para Teerã, onde ele diz que as verdadeiras violações dos direitos humanos existem.

"Eu peço a todos os ativistas dos direitos humanos do mundo -- vão para Teerã, é lá onde existem violações aos direitos humanos", disse Netayahu, segundo o jornal israelense "Haaretz".

"Hoje, após nós levantarmos o bloqueio a Gaza não existe razão ou justificativa para mais frotas humanitárias", disse o premiê. "Esses barcos foram organizados por àqueles que se opõe a paz, não àqueles que a apoiam. Estas pessoas só querem quebrar o bloqueio de segurança", concluiu.

Netanyahu também afirmou que uma lista com os produtos proibidos de entrar em Gaza será divulgada nos próximos dias.

Refugiados

O chefe da agência de refugiados das Nações Unidas para os palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) disse nesta quarta-feira que tem dúvidas sobre o alívio do bloqueio israelense à faixa de Gaza.

O comissário geral, Filippo Grandi, chamou o bloqueio de "absurdo, contraproducente e ilegal" e disse que certos elementos do plano de Israel para o relaxamento da contenção militar da região não estavam claros de como seriam implantados.

"Eles estão falando de itens que serão permitidos algumas vezes e em outras circunstâncias não, dependendo de para quem eles serão entregues. O plano ainda está muito complicado", disse Grandi.

"Nós vemos longas declarações de como eles irão fazer, mas o problema são os detalhes. Nós temos que ver como isso será feito e ainda não vimos nada. Queremos fatos, pois as condições na região estão muito ruins", completou o comissário.

Ele também pediu que Israel abrisse a passagem de Karni, no nordeste de Gaza, para que grandes quantidades de cimento, materiais de construção e ajuda humanitária possam entrar na região.

Condenação

Também nesta quarta-feira, a Turquia e outros 12 países do sudeste europeu denunciaram o ataque israelense de 31 de maio contra a frota humanitária que seguia para Gaza, que acabou com nove ativistas mortos.

Os países fizeram a afirmação na declaração final do Processo de Cooperação do Sudeste Europeu, que serve para integração da região dos Bálcãs. Na documento eles pediram "uma investigação imparcial, independente e internacional sobre o assunto" e melhoras na situação da faixa de Gaza.

Egito

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, afirmou nesta quarta que o Egito rejeita com veemência a tentativa de Israel de renunciar sua responsabilidade com à faixa de Gaza e repassá-la para o Cairo, segundo o jornal israelense "Haaretz".

Falando para parlamentares, o presidente disse que a prioridade do Egito é acabar com o bloqueio israelense em Gaza. Ele também expressou a sua fé de que um Estado Palestino será criado nos territórios da faixa de Gaza e na Cisjordânia, com Jerusalém como capital.

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página