Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2010 - 02h57

Obama se reúne com líderes de Indonésia, Índia e Japão

Publicidade

DA EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tratará neste domingo assuntos como o programa nuclear norte-coreano ou a situação no Afeganistão em reuniões bilaterais com os líderes de Indonésia, Índia e Japão, à margem da Cúpula do G20 (Grupo dos 20 países industrializados e principais emergentes).

Obama começará a jornada com um café da manhã com o presidente da Indonésia, Susilo Yudhoyono, depois que foi obrigado a adiar em duas ocasiões uma visita a esse país, no qual passou parte de sua infância.

"Obama quer continuar a estreita coordenação que mantivemos em uma série de assuntos", segundo a Casa Branca.

O presidente americano também terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, com o qual tratará assuntos como a situação no Afeganistão, a luta contra a proliferação nuclear ou a situação econômica global.

Obama deve visitar a Índia em novembro próximo, segundo anunciou ele mesmo recentemente.

A rodada de reuniões bilaterais terminará com um encontro com o novo primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, para fazer contato com ele após sua chegada ao poder este mês deste chefe de governo.

Ambos tratarão a situação na península coreana depois do afundamento da corveta sul-coreana Cheonan, que uma investigação internacional atribuiu a um torpedo norte-coreano.

Os dois líderes tratarão também sobre a situação econômica, que levou os EUA a reivindicar ao Japão que faça mais para incentivar sua demanda interna e depender menos das exportações para outros países.

Além disso, tratarão sobre o acordo para manter a base militar americana de Futenma na ilha de Okinawa, que custou o posto ao antecessor de Kan, Yukio Hatoyama, que tinha chegado ao poder com a promessa de fechar essa base.

Kan disse que apoia o acordo e expressou seu interesse em fortalecer a aliança estratégica entre EUA e Japão.

Além de manter estas reuniões bilaterais, Obama participará também das sessões plenárias do G20, antes de dar por encerrada sua participação na Cúpula.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página