Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 20h05

EUA estão preocupados com construção de bases russas na Geórgia, diz Hillary

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, demonstrou sua preocupação nesta segunda-feira sobre os planos da Rússia de construir bases militares em regiões rebeldes da Geórgia e pediu que Moscou pare com sua "ocupação" de territórios georgianos dois anos após uma guerra.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, respondeu que algumas pessoas acreditam que as forças de Moscou liberaram a região separatista da Ossétia do Sul na guerra em agosto de 2008, e não que a tenham ocupado.

Na Geórgia, em uma visita para assegurar que a retomada de relações entre a Casa Branca e o Kremlin não afetam o comprometimento dos EUA com a Geórgia, Clinton disse que os EUA ainda pressionam a Rússia para que afrouxem a ocupação na Ossétia do Sul e em outro região rebelde, a Abkhásia.

"Eu vim para a Geórgia com uma mensagem clara do presidente Barack Obama e minha: os EUA estão firmes em seu comprometimento com a soberania e integridade territorial da Geórgia", disse Hillary, em entrevista coletiva ao lado do presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili.

A Casa Branca insiste que a Rússia cumpra o cessar-fogo que pôs fim à guerra em 2008, "incluindo terminando a ocupação e retirando as tropas russas da Ossétia do Sul e da Abkhásia para suas posições anteriores ao conflito", disse Hillary.

Horas depois, em Moscou, Putin --sem mencionar Hillary ou os EUA-- tocou no assunto. "Alguns acham que está ocupada e alguns acham que foi liberada", disse em entrevista.

Sem provocações

Junto com apoio, Hillary alertou a Geórgia contra provocações ao Kremlin.

"Peço fortemente que a Geórgia não seja induzida ou provocada em nenhuma ação que daria aos russos qualquer desculpa para tomar movimentos mais agressivos", disse ela.

Ela também pediu que Saakashvili faça mais para fortalecer a democracia, sugerindo que o melhor jeito de persuadir as províncias separatistas seria por meio de poderosas melhoras políticas e econômicas.

"Os EUA fará tudo que puder para ajudar nossos parceiros, dentro e fora do governo da Geórgia, enquanto eles lutam para fortalecer as instituições e processos democráticos."

Permanente aliado americano e educado nos EUA, Saakashvili disse que preocupações iniciais desapareceram q que a Geórgia está convencida de que o processo está sendo feito da forma certa.

Histórico

Em agosto de 2008, a Rússia massacrou um ataque da Geórgia na Ossétia do Sul, lançado dias após confrontos entre georgianos e forças rebeldes e anos de tensão entre Moscou e Tbilisi.

A Rússia fortaleceu seu controle na Ossétia do Sul e na Abkhásia após a guerra e assinou acordos com as regiões --que chama de nações independentes-- para construir bases militares permanentes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página