Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2010 - 19h06

Primeiro casamento gay na Argentina sob aval da lei será em 13 de agosto

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA FRANCE PRESSE, EM BUENOS AIRES

Dois homens que estão juntos há 34 anos devem se casar no dia 13 de agosto em Buenos Aires, de acordo com a data divulgada nesta sexta-feira, na primeira cerimônia com o aval da lei que autoriza o casamento entre gays na Argentina.

Após confrontos entre grupos pró e contra e mais de 14 horas de debate, o Senado argentino aprovou, na madrugada desta quinta-feira, o projeto de lei que reforma o Código Civil e passa a permitir o casamento entre homossexuais, tonando-se o primeiro país latino-americano a autorizar o matrimônio de pessoas do mesmo sexo.

Juíza argentina se nega a casar gays mesmo que "custe sua própria vida"
Cidade do México dará viagem de lua de mel ao 1º casal gay argentino
Sem lei sobre casamento gay, brasileiros buscam alternativa jurídica
Dê sua opinião: O Brasil deve criar um projeto similar?
Militantes argentinos comemoram autorização para casamento gay

Leo La Valle/Efe - 14.jul.10
Apoiadores do casamento gay aguardam aprovação da lei aprovando o matrimônio em Buenos Aires (Argentina)
Apoiadores do casamento gay aguardam aprovação da lei aprovando o matrimônio em Buenos Aires (Argentina)

"Na sexta-feira, 13 de agosto, às 14h, nesse cartório civil da circunscrição 14, serão os primeiros a casar-se", disse a autoridade de um cartório civil do bairro portenho de Palermo, de onde é o casal.

Alejandro Vanelli, 61, e Ernesto Rodríguez Larrese, 60, pediram para marcar a data do casamento no mesmo cartório onde, há três anos, a possibilidade de casar foi negada.

"Estamos felizes. Há três anos tentamos nos casar nesse mesmo cartório, mas isso foi negados. Apelamos e ainda esperamos. Agora sim nos dão a chance. Com essa lei, temos uma Argentina mais solidária, mais igualitária e mais livre", disse Larrese.

"Quem está mais contente são nossos netos. Temos uma família formada há 34 anos, com muito amor", disse seu futuro marido.

A lei deve ser promulgada na próxima quarta-feira pela presidente Cristina Kirchner, em um ato para os quais foram convidadas organizações gays.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página