Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 12h45

Embaixador da Colômbia na OEA diz que Venezuela não coopera contra guerrilhas

Publicidade

DA ANSA, EM WASHINGTON

O embaixador colombiano na OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Alfonso Hoyos, disse durante a abertura na sessão da entidade que o governo de Hugo Chávez é o único que não coopera na luta contra as guerrilhas sul-americanas.

Para Hoyos é imprescindível que "a Venezuela entenda a importância de perseguir os terroristas que colocam em risco os avanços" da região.

Ainda segundo o representante da Colômbia, Caracas é "o único" governo que não tem cooperado na luta contra o "pesadelo dos grupos traficantes e terroristas" que praticam crimes como "sequestros", o que representa um "drama".

O diplomata argumentou que a selva colombiana é muito grande, "maior que nações inteiras", e que esse fator dificulta o combate às guerrilhas, em especial às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o ELN (Exército de Libertação Nacional).

Por isso, classificou a cooperação regional como "fundamental" e destacou a ajuda de Brasil, Equador, Peru e Panamá, "ainda que mantenhamos algumas divergências com esses governos".

"Aguardamos pacientemente a colaboração da Venezuela e nos mostramos preparados para participar da mediação acertada em Cancún, sem avanços significativos", declarou.

O funcionário aludiu à 21ª Cúpula do Grupo do Rio e à 2ª Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc), realizadas em fevereiro no México, durante as quais Uribe e Chávez assinaram um acordo em que aceitavam a intervenção de um grupo de países latino-americanos para superar as diferenças entre as nações.

Durante o discurso de Hoyos na OEA, a delegação colombiana apresentou números e fotos de conflitos contra as organizações criminosas, supostamente realizados na fronteira com a Venezuela.

Além disso, o embaixador destacou as conquistas da administração do presidente Álvaro Uribe, que deixará o cargo no próximo dia 7, ao citar a queda do desemprego no país, "mesmo com a crise econômica mundial", e o crescimento do acesso ao saneamento básico.

RELAÇÕES ESTREMECIDAS

A denúncia de Uribe -- de que a Venezuela abriga guerrilheiros colombianos -- voltou a complicar as relações bilaterais, a ponto de Chávez retirar seu embaixador de Bogotá e ameaçar romper relações.

A Colômbia também convocou sua embaixadora em Caracas, por causa de "todos os antecedentes e denúncias que a Colômbia vem fazendo", disse um porta-voz do governo.

A Venezuela "congelou" no ano passado todas as relações diplomáticas e comerciais com a Colômbia, em protesto contra um acordo militar entre Bogotá e Washington, que Chávez vê como uma ameaça à sua soberania.

Chávez disse que espera retomar as conversações com o país vizinho depois da posse de Juan Manuel Santos como presidente da Colômbia, em 7 de agosto. Apesar de ser sucessor do popular Uribe, Santos adotou um discurso de reaproximação com Chávez.

O venezuelano disse, contudo, que não irá à posse do novo colega por motivos de segurança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página