Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 16h46

EUA criticam Venezuela por rompimento das relações com a Colômbia

Publicidade

DA ANSA, EM WASHINGTON

O Departamento de Estado americano reagiu nesta quinta-feira em defesa da Colômbia e com críticas à Venezuela, em consequência do anúncio de Hugo Chávez de romper as relações diplomáticas com o governo de Álvaro Uribe.

"Não é uma boa forma de atuar", disse o porta-voz da diplomacia americana, P.J.Crowley, ao comentar o assunto, pronunciando-se favoravelmente ao grande aliado de Washington na América do Sul.

Venezuela rompe relações com a Colômbia; entenda a crise
Garcia diz que Brasil vai ajudar a solucionar crise
Secretário-geral da OEA pede calma a Venezuela e Colômbia

Chávez anunciou hoje o rompimento dos laços com a Colômbia, após a denúncia desse país de que há guerrilheiros instalados em território venezuelano. A decisão do líder da Venezuela foi tomada no momento em que o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) analisava as acusações.

Na sessão extraordinária desta quinta-feira, o embaixador da Colômbia Luis Alfonso Hoyos afirmou que os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) estão distribuídos em ao menos 87 acampamentos em cidades venezuelanas.

Na explicação do país, foram apresentados mapas, vídeos e fotos das instalações, além das coordenadas exatas dos locais denunciados. Por sua vez, o representante da Venezuela na entidade, Roy Chaderton Matos, repudiou as declarações e negou que estas fossem novas denúncias, esclarecendo que em 2005 já foram feitas inspeções nas regiões citadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página