Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2010 - 09h44

Ataque com foguete mata ao menos 40 civis no Afeganistão, diz agência

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA FRANCE PRESSE, EM CABUL

Ao menos 40 civis morreram em um ataque com foguete contra uma aldeia do sul do Afeganistão, informou nesta segunda-feira um porta-voz do presidente afegão Hamid Karzai.

"Um foguete foi lançado, caiu numa casa de civis, onde muita gente havia se refugiado, e entre 40 e 45 pessoas morreram", informou Waheed Omar, referindo-se a um ataque realizado no distrito Sangin da Província de Helmand.

Indagado se o ataque foi causado pelas forças internacionais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Omar respondeu que a Presidência espera ainda por um relatório final.

DOCUMENTOS SECRETOS

A notícia do ataque chega no mesmo dia em que um site americano afirmou ter tido acesso a documentos secretos que colocam as operações dos EUA no Afeganistão em xeque.

O fundador do site WikiLeaks, uma espécie de Wikipedia de arquivos vazados, afirmou nesta segunda-feira que mais de 91 mil documentos secretos dos militares dos Estados Unidos que foram vazados trazem evidências de crimes de guerra cometidos durante a guerra do Afeganistão.

Em entrevista a jornalistas em Londres (Reino Unido), Julian Assange disse que "cabe à corte decidir se algo realmente é um crime, mas que há evidência de crimes de guerra no material".

Ele afirmou ainda que, até agora, tudo o que havia sido divulgado sobre a guerra era apenas um "arranhão na superfície".

Neste domingo, o site postou milhares de registros militares americanos de seis anos da guerra contra o grupo islâmico Taleban -- de janeiro 2004 a dezembro de 2009 --, incluindo incidentes não reportados de assassinato de civis e operações secretas contra nomes do alto escalão taleban.

+ Notícias sobre o Afeganistão

+ Notícias em Mundo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página