Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2010 - 15h15

Emirados Árabes negam ataque contra petroleiro japonês

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridades dos Emirados Árabes negaram que o petroleiro japonês M Star tenha sofrido um ataque nesta quarta-feira, ao registrar o que seria uma explosão na embarcação. Ninguém ficou ferido e não há risco de vazamento.

Segundo as autoridades locais, os danos foram causados pelo fenômeno conhecido como "freak wave", ondas com o dobro de altura das ondas comuns. Fenômeno raro, estas ondas podem atingir até 25 metros e são uma ameaça a grandes embarcações.

Os funcionários do porto que recebeu o barco após o incidente disseram que não há evidências de uma explosão no barco --que teve danos nas acomodações do andar superior.

Mais cedo, a empresa proprietária do petroleiro, Mitsui O.S.K. Lines, disse suspeitar de um ataque contra a embarcação, que teria sofrido uma explosão.

Caso a teoria seja confirmada, seria um raro ataque contra um navio no golfo Pérsico e na região do estreito de Hormuz, ponto de transição de cerca de 40% dos petroleiros de todo o mundo. A rede terrorista Al Qaeda já realizou ataques contra infraestrutura da indústria de petróleo na Arábia saudita, assim como um ataque suicida a bomba, em 2002, contra um petroleiro francês na costa do Iêmen.

A explosão dentro do M. Star aconteceu pouco depois da meia-noite, quando a embarcação entrava no estreito, de saída do golfo, segundo relato da Mitsui O.S.K. Lines.

Um dos 31 tripulantes da embarcação reparou em um flash de luz pouco antes da suposta explosão, o que sugeriria que algo foi colocado no navio.

O navio carregava 270 mil toneladas de petróleo da ilha Das, nos Emirados árabes Unidos, ao porto japonês de Chiba. Depois da explosão, o navio foi direcionado ao porto de Fujairah, nos Emirados, para avaliação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página