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28/07/2010 - 17h23

Eleitores dão preferência a candidatos mais bonitos, diz estudo

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DA REUTERS, EM BOSTON

Gerentes e estrategistas de campanha com frequência recebem crédito pela vitória eleitoral de seus candidatos políticos, mas consultores de imagem também deveriam ser os elogiados, segundo uma nova pesquisa.

Um estudo feito por cientistas políticos do Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT) revela que a boa aparência aumenta as chances de um candidato em eleições nos Estados Unidos e em outros países.

"Isso sugere que os eleitores talvez sejam mais superficiais do que gostaríamos que fossem, e que sua superficialidade é algo comum em muitas culturas", disse o professor associado do MIT Gabriel Lenz, co-autor do estudo.

Os pesquisadores pediram a eleitores dos Estados Unidos e Índia que olhassem fotos de 122 pares de candidatos do Brasil e México, e escolhessem quais deles seriam os melhores ocupantes de cargos públicos eleitos.

Sem levar em conta a geografia e as filiações políticas, a maioria dos eleitores optou pelo mesmo candidato. Com base no estudo, os pesquisadores puderam prever resultados eleitorais reais em 68% das eleições mexicanas e 75% das eleições brasileiras que estudaram.

"Existem traços fundamentais presentes em rostos que as pessoas empregam para avaliar a competência dos candidatos e quão honestos aparentam ser", disse Lenz. "Os resultados sugerem que essas avaliações fundamentais são bastante universais."

A inclusão de uma foto de cada candidato na cédula eleitoral é prática comum em muitos países. Lenz disse que o estudo mostra como a foto pode influenciar eleitores, sem que eles mesmos tenham consciência do fato.

Os pesquisadores também constataram que a aparência tende a exercer impacto maior nas eleições de governadores --em que os candidatos regularmente veiculam anúncios na televisão-- que em eleições parlamentares.

"De modo geral, quanto mais informações os eleitores puderem dispor sobre os candidatos, melhor, e quanto mais informações desse tipo eles tiverem, menores serão as chances de basearem suas escolhas em fatores superficiais, como a aparência física", disse Lenz em entrevista.

Os outros autores do estudo são o professor do MIT Chappell Lawson, o pesquisador Michael Myers e o cientista político Andy Baker, da Universidade do Colorado.

 

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