Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2010 - 07h55

Mais de 500 incêndios continuam ativos na Rússia; 41 morreram

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um total de 529 incêndios florestais continuam ativos na Rússia e o Ministério de Situações de Emergência pede que os governos locais utilize todas as pessoas disponíveis para combater as chamas. O fogo deixou ao menos 41 mortos em meio à onda de calor mais severa dos últimos 130 anos.

A onda de calor que afeta boa parte da Rússia desde meados de junho causou mais de 23.600 focos de incêndio, que arrasaram quase 650 mil hectares e causaram 41 mortes, informou nesta terça-feira o Ministério de Situações de Emergência.

"Nas últimas 24 horas, explodiram em território russo 323 focos de incêndios florestais, dos quais 247 foram sufocados. Continuam ativos 529 focos em uma superfície total de 172.371 hectares, dos quais 378 estão controlados", assinala o comunicado do ministério.

Além disso, nas últimas 24 horas foram identificados 57 incêndios em jazidas de combustível de origem vegetal, dos quais 56 continuam ativos, a maioria na região de Moscou.

Segundo o governo, as chamas arrasaram 32 casas na região de Lipetsk. Outras 28 casas foram destruídas em Voronej.

Um porta-voz do Ministério de Emergências informou que, durante as tarefas de remoção de escombros em uma localidade da região de Nizhni Novgorod, foi encontrado o cadáver de uma mulher, o que fez com que o número total de vítimas mortais pelos incêndios na Rússia chegasse a 41.

Diante da falta de bombeiros para combater tantos focos de incêndio, Vladimir Stepanov, chefe do Centro de Crises do ministério, pediu nesta terça-feira que os governos regionais mobilizem todas as suas forças, "não apenas sentem e esperem as brigadas de incêndio chegarem".

O primeiro-ministro Vladimir Putin alertou nesta segunda-feira que os funcionários locais que não responderem adequadamente aos incêndios podem perder o emprego.

Os incêndios vêm após semanas de calor e praticamente nenhuma chuva. Especialistas preveem que as temperaturas na área de Moscou deve chegar aos 38 graus celsius nesta semana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página