Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2010 - 22h39

Wyclef Jean foi definitivamente excluído da corrida presidencial no Haiti, diz jurista

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PORTO PRÍNCIPE

O cantor de hip hop Wyclef Jean, que pretendia disputar a Presidência do Haiti, foi "definitivamente" excluído da corrida para as eleições de 28 de novembro, indicou nesta sexta-feira a autoridade eleitoral haitiana.

"Em virtude da lei, e para o Conselho Eleitoral Provisório (CEP), a lista dos candidatos admitidos para a disputa é definitiva", disse Durand Jeanty, jurista da entidade estatal.

Os advogados de Jean anunciaram no começo da semana que seu cliente iria apelar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e aos tribunais haitianos para defender seus direitos.

"A sentença sobre a disputa eleitoral não admite recursos. Uma decisão da CIDH não poderá ser imposta ao CEP", disse Samuel Pierre, outro advogado do Conselho Eleitoral.

O conselho publicou na semana passada a lista dos 19 candidatos autorizados a participar das eleições, que determinarão o sucessor do presidente René Préval, cujo mandato termina em 7 de fevereiro de 2011.

O músico, que vive nos EUA desde os 9 anos, faz parte dos 15 aspirantes recusados devido a diferentes motivos. No caso de jean, o problema foi não morar por cinco anos anteriores no Haiti, o que é exigido pela Constituição para ser candidato.

O Haiti está submerso em uma pobreza extrema, agravada por um terremoto devastador em 12 de janeiro, que matou cerca de 250 mil pessoas e deixou 1,3 milhão de desabrigados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página