Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2010 - 08h23

Na Rússia, presidente de comissão eleitoral morre após ser vítima de atentado

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Comissão Eleitoral da república russa do Daguestão, Daimurad Suleimanov, morreu neste sábado após ter sido vítima de um atentado ainda na sexta-feira (27).

Suleimanov, que levou quatro tiros, morreu em um hospital da cidade de Khasaviurt, informou à agência RIA Novosti uma fonte do Ministério do Interior do Daguestão, região que abriga grupos guerrilheiros e que recentemente tem registrado altos índices de violência.

Pouco antes de 0h (horário local), um homem não identificado entrou na casa de Suleimanov e disparou várias vezes.

A polícia russa abriu investigação para procurar o atirador, que fugiu após o atentado.

METRÔ DE MOSCOU

Ainda na semana passada forças de segurança da Rússia mataram o número dois da guerrilha baseada no Daguestão, acusado de ter sido o "cérebro" por trás dos atentados terroristas contra o metrô de Moscou, em março deste ano, que deixaram 40 mortos e cem feridos.

"Conseguimos liquidar Magomedali Vagabov, o organizador das explosões cometidas por mulheres terroristas suicidas no metrô de Moscou [em 29 de março]", informou o CNA (Comitê Nacional Antiterrorista) da Rússia às agências locais.

Arte/Folha Online

Vagabov foi abatido junto a outros quatro guerrilheiros em uma casa abandonada da cidade de Gunib, na república russa do Daguestão.

"Os rebeldes ofereceram resistência e abriram fogo contra as forças da ordem. Como resultado, após um breve troca de tiros, os guerrilheiros foram liquidados", acrescentou o CNA.

A operação especial foi organizada pelo FSB (Serviço Federal de Segurança, antiga KGB), principal órgão antiterrorista e que foi duramente criticado nos últimos meses por sua ineficácia na luta contra a guerrilha.

Vagabov, considerado como o chefe da guerrilha do Daguestão, era procurado internacionalmente há anos.

Depois dos atentados contra o metrô de Moscou, o presidente russo, Dmitri Medvedev, sancionou uma lei para endurecer as penas por terrorismo e ordenou ao FSB que redobre os esforços para capturar ou eliminar aos guerrilheiros que se neguem a deixar as armas.

O ataque contra o metrô foi um duro golpe para a política antiterrorista do Kremlin, já que, como se soube depois, as autoridades tinham informações sobre os planos da guerrilha de cometer atentados suicidas em Moscou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página