Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2010 - 11h17

Erupção de vulcão mata ao menos dois e força retirada de 12 mil pessoas na Indonésia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após 400 anos inativo, o vulcão Sinabung, localizado ao norte da capital Jacarta, na Indonésia, entrou em erupção neste fim de semana e no domingo já matou ao menos duas pessoas e forçou a retirada de ao menos 12 mil na ilha de Sumatra.

Moradores deixaram suas casas assustados pelas rajadas de fumaça e lava que atingiam a altura de até 1.500 metros no ar.

Duas pessoas morreram, uma após complicações respiratórias e outra de um ataque cardíaco, e mais duas ficaram feridas em acidentes de trânsito em meio ao caos gerado pelo grande número de ambulâncias e caminhões de resgate.

O escritório de proteção civil enviou para a região do vulcão, situado a cerca de 1.300 quilômetros ao noroeste de Jacarta, dúzias de caminhões, ônibus e ambulâncias, para atender milhares de moradores.

O Sinabung, de 2.451 metros de altitude, entrou em erupção por volta da meia-noite de sábado (28), informou o centro de vulcanologia local.

O governo indonésio emitiu um alerta vermelho, advertindo sobre os riscos iminentes à população local.

A área em torno do monte Sinabung é em grande parte habitada por agricultores, que agora são obrigados a deixar suas propriedades.

"Já que esta é a primeira erupção deste vulcão [em 400 anos], estamos pedindo aos moradores que fiquem nos abrigos por ao menos uma semana, enquanto aguardamos qualquer alteração no nível de alerta", disse Priyadi Kardono, porta-voz do centro nacional de gerenciamento de desastres.

Até o momento a erupção não danificou pontes ou estradas. A maior cidade próxima ao local é Medan, que ainda não teve distúrbios de tráfego aéreo por conta da fumaça.

A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página