Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2010 - 15h05

Ministro de Defesa colombiano descarta diálogo com Farc

Publicidade

DA EFE, EM BOGOTÁ

O ministro de Defesa colombiano, Rodrigo Rivera, descartou neste sábado qualquer possibilidade de dialogar com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e pediu pulso firme no combate à guerrilha.

"Eles não acreditam no abandono das armas e, por isso, é preciso intensificar [o combate]. Com terroristas, não há nenhuma possibilidade de dialogar, como também não o há com pessoas que acreditam poder usar a violência e o terror", disse Rivera.

"A Colômbia jamais cederá a esse tipo de chantagem e vamos derrotar" os terroristas, acrescentou o ministro em declarações à Radio Cadena Nacional.

As declarações de Rivera se referiam ao ataque cometido pelas Farc na quarta-feira passada em uma estrada do selvático departamento de Caquetá (sul da Colômbia), quando morreram 14 policiais e outros nove ficaram feridos.

"Vimos uma atrocidade: a violação de todas as normas do Direito Internacional Humanitário, pois os policiais foram atacados com minas explosivas e queimados com gasolina", disse o ministro.

Diante dessas ações, no entanto, ressaltou Rivera à "RCN", "temos a força necessária para persegui-los, capturá-los e condená-los com penas muito severas".

Por fim, o ministro reiterou a ordem do presidente Juan Manuel Santos de "aumentar" a ofensiva contra os grupos armados ilegais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página