Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2010 - 22h45

Ataque a unidade militar no Daguestão deixa ao menos cinco mortos e 39 feridos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Ao menos cinco pessoas morreram e 39 ficaram feridas após um ataque contra uma unidade militar na região russa do Daguestão, no Cáucaso do Norte, segundo fontes ouvidas pela agência russa RIA Novosti.

Arte/Folha Online

Um carro cheio de explosivos dirigido por um homem-bomba furou o bloqueio na unidade militar e foi detonado perto da cidade de Buinaksk no começo do domingo (horário local), segundo a agência.

As repúblicas do Cáucaso do Norte, que abrigam Inguchétia, Daguestão e Tchetchênia, têm uma população de maioria islâmica. Elas são cenário de uma violenta rebelião, onde quase todos os dias há ataques e atentados, mas que no geral escolhem como alvo os representantes das forças de segurança.

A rebelião islamita milita pela criação de um emirado no Cáucaso russo, e se originou das duas violentas guerras da Tchetchênia (1994-96 e 1999-2005), entre os separatistas e o exército russo.

O governo da Rússia está investindo bilhões de dólares para tentar desenvolver a região, onde o desemprego atinge mais de 50% em algumas áreas, o que muitas autoridades acreditam que leva jovens ao extremismo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página